O Conselho Estadual de defesa dos direitos das Juventudes passou no último período reformulação da sua lei de criação, passando a ter representação de todos os territórios do estado, além disso também terá uma composição com 60% da sociedade civil e 40% do poder público, seguindo os princípios de Paris.
A política pública de juventude tem um cenário de duas décadas de incidência na garantia de direitos, desde 2005 com o termo jovem na constituição pelo então presidente LULA e ainda com a lei do Estatuto da juventude em 2013 pela presidenta Dilma, os jovens passaram a ser sujeitos de direitos.
No dia 11/08/2022, o novo conselho foi empossado pela governadora Regina Sousa e na última sexta dia, 05 de novembro, foi realizada a eleição da mesa diretora tendo eleito como Presidente GIL KAIROS NETO ( AJUSUL) Antônia Regina Sousa – Vice presidente ( Centro Cocais ) e Rodrigo Marxuel – Secretário Geral ( UJS.
Com o ESPERANÇAR da juv,entude nesse novo tempo, é necessário fazer memória e construir o NOVO, para garantir a vida e os direitos das juventudes do PIAUÍ” disse Gil Kairós ao tomar posse como novo presidente do Conselho CEDJUV-PI.
Destacou ainda o fato histórico de ter no conselho representantes de diversos territórios e a importância de reorganizar a participação social dos jovens nos espaços de poder político. Sendo 22 entidades da sociedade civil e 15 do poder público. Ressaltou ainda que o conselho vai fiscalizar o executivo estadual na importação da política e subsidiar o estado com a deliberação de boas práticas políticas inovadoras para a juventude do Piauí.
Fonte: Ascom