27.8 C
Teresina
sábado, setembro 28, 2024
Dengue
InícioDestaquesEmilio Júnior escolhido para a Secretaria de Fazenda

Emilio Júnior escolhido para a Secretaria de Fazenda

O governador eleito Rafael Fonteles anunciou nesta sexta-feira, 4, o nome escolhido para ocupar a Secretaria de Fazenda no próximo governo. Trata-se do professor e contador Emilio Júnior.

 

Integrante da equipe do ex-secretário e agora eleito governador Rafael Fonteles, Emilio Júnior tem grande conhecimento da gestão fiscal e financeira do Estado, e sua escolha foi muito bem recebida por seus colegas de trabalho na Sefaz e pelo universo profissional da Contabilidade.

Emílio Joaquim de Oliveira Júnior é natural de Teresina-PI, filho de Emílio Joaquim de Oliveira e Maria Borges de Oliveira. O ensino fundamental foi feito em escolas públicas – União Artística , Liga das Senhoras Católicas, Paulo Ferraz, Alceu Brandão e Gabriel Ferreira, e o Ensino Médio no Colégio O Cursão. Na adolescência, Emílio Júnior ingressou na Sociedade São Vicente de Paula, ligada à Igreja Católica, levado pelo pai, onde permanece, ajudando, conforme a filosofia da entidade, pessoas carentes.

Em 1983 prestou vestibular para o curso de Matemática, na Universidade Federal do Piauí, sendo aprovado. Por necessidade financeiras começou logo a trabalhar, atuando em serviços gerais na empresa Única Corretora, para logo a seguir assumir emprego no Grupo Nacional de Previdência Privada-GNPP, que deixou em julho de 1985 quando foi aprovado em concurso público do Banco do Estado do Piauí, assumindo suas primeiras funções no município vizinho de José de Freitas, conciliando o trabalho e os estudos na UFPI. Nessa época, foi chamado para lecionar Matemática em escola estadual, em José de Freitas, em 1986, até o ano de 1998. Porém, a transferência, pelo BEP, de José de Freitas para Teresina já havia acontecido, no ano de 1987, passando a atuar na área do mercado financeiro, inclusive trabalhando com contabilidade. Assim, em 1989 foi aprovado no vestibular da CESVALE para o curso de Ciência Contábeis, concluído em 1992. No antigo BEP, Emílio atuou de 1985 a 1992 nas funções de caixa, operador do mercado aberto, chefe da seção de mercado aberto e tesoureiro geral.

Em 1990 Emílio Júnior casou com Zilmara Cavalcante Rangel Oliveira, com quem estudou junto na CESVALE, ela também graduada em Contabilidade. O casal tem dois filhos – Lucas, formado em Engenharia Civil em 2018, profissão que exerce efetivamente; e Gabrielle, estudante de Medicina na Universidade Federal do Delta do Parnaíba, com previsão de formatura para julho deste ano.

Emílio Júnior é pós-graduado, com especialização em Contabilidade, e especialização em Gestão Fiscal pela Faculdade Michelangelo, de Brasília, e, visando a ampliação do currículo, graduou-se em Administração de Empresas na Universidade Estadual do Piauí-UESPI, concluído em 2007.

Também atuando no Magistério, o novo acadêmico da APICICON lecionou as disciplinas de Contabilidade de Custos e de Administração Financeira nas faculdades CESVALE, CEUT e AESPI, entre 1995 e 2013. Na CEUT participou da banca de orientação e avaliação de diversos trabalhos de final de cursos de graduação e pós-graduação, tendo ministrado aulas de em cursos de pós-graduação no IEMP e no CEUT. Desde 1998 é professor de Contabilidade do IFPI, onde foi coordenador dos cursos técnicos de contabilidade e administração, e onde participou, também, da elaboração do projeto pedagógico de graduação do curso de Ciências Imobiliárias, bem como dos cursos técnicos de Gestão de Negócios, Administração, Contabilidade e Comércio Exterior. Junto ao Ministério da Educação é consultor “ad roc” para avaliação e reconhecimento de curso superior de tecnologia na área de gestão em diversas faculdades privadas do país.

Como auditor fiscal da Secretaria da Fazendo do Piauí desde 2001, Emílio exerceu as funções de coordenador do grupo de fiscalização de indústria, secretário executivo da Comissão de Programação Financeira, diretor da Unidade Financeira e Contábil, superintendente do Tesouro , superintendente da Receita e superintendente de Gestão. Ainda na SEFAZ, Emílio integrou a equipe técnica que implantou o Sistema Integrado de Administração Tributária e o Sistema de Administração Financeira e Orçamento do Estado. Também representou o Piauí no Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários-ENCAT.

Junto com mais quatro companheiros, Emílio Júnior é autor do trabalho Modelo de Cálculo do GAP Tributário do ICMS, apresentado no Fórum Fiscal dos Estados Brasileiros, promovido pela Escola de Administração Financeira em 2012.

Dentre prêmios, comendas e honrarias, Emílio Júnior já foi agraciado com: Medalha do Mérito Policial Militar do Governo do Piauí (2017), Medalha do Mérito Renascença do Piauí – Grau Comendador (2010), Colar do Mérito do Tribunal de Contas do Piauí (2011), Medalha do Mérito Legislativo da Assembleia Legislativa do Piauí (2008), Medalha do Mérito Legislativo da Câmara Municipal de Teresina (2017), Medalha Imperador Dom Pedro II, do Corpo de Bombeiros do Piauí (2016), Moção de Agradecimento oferecida pela equipe de analistas do Tesouro Estadual do Piauí pela contribuição para a carreira de Administração Financeira e Contábil da Secretaria da Fazenda (2016).

Membro suplente do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí, Emílio assumiu agora a cadeira de membro da Academia Piauiense de Ciências Contábeis.

Comentários

admin
adminhttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI