24.8 C
Teresina
domingo, abril 6, 2025
Dengue
InícioDestaquesCRM-PI flagra ambulâncias do SAMU quebradas em Teresina durante fiscalização

CRM-PI flagra ambulâncias do SAMU quebradas em Teresina durante fiscalização

O Departamento de Fiscalização do Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí – CRM-PI – flagrou na quinta-feira (13) várias ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Teresina quebradas durante fiscalização.

De acordo com o CRM-PI, das oito viaturas de suporte básico, apenas quatro estavam em funcionamento. Das quatro motolâncias, apenas duas estavam em funcionamento no momento da vistoria realizada pelo médio fiscal do CRM-PI, Dr. Juarez Holanda. As três unidades de ambulâncias avançadas estavam funcionando, mas dito que pela manhã só havia duas em funcionamento, porque uma estava na oficina mecânica.

As ambulâncias apresentam quebras frequentes de forma que a frota circulante é extremamente variável.

“Na semana passada, por exemplo, das oito USBS (unidades de suporte básico) chegou a acontecer de apenas duas funcionarem, e das três viaturas avançadas apenas uma em circulação”, disse Juarez sobre relatos das equipes do SAMU.

Como é feito remanejamento de equipes das bases descentralizadas – que ficam nos bairros para diminuir tempo resposta – para a sede para revezamento nas ambulâncias, ocorre que a sede do serviço fica com pessoas demais para um pequeno espaço físico de forma que, às vezes, há funcionários que dormem no chão.

Para o CRM-PI, a situação precisa ser regularizada pela Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), pois a redução da frota do SAMU prejudica os atendimentos de urgências, com o tempo maior de espera da população por atendimentos, de forma que a fila de espera aumenta e coloca em risco a vida das pessoas que precisam do serviço.

Quanto aos equipamentos, como monitor, oxímetro, ventilador portátil e medicamentos, o Dr. Juarez informou que se encontravam regulares.

O CRM-PI irá notificar o SAMU, a FMS, por meio de relatório, apontando as irregularidades, e também comunicará o Ministério Público Estadual para que fique ciente e, se necessário, instaure um procedimento administrativo, para que o problema possa ser regularizado o quanto antes.

Fonte: Ascom

Comentários

Redação
Redaçãohttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI