1.110 pessoas puderam voltar a enxergar melhor, depois de passarem pelo mutirão de cirurgia de catarata, realizada na Promedica no Anexo 2 do HEDA que começou na quinta-feira(22) e encerrou ontem(29).
O secretário de estado de saúde. Neris Júnior esteve acompanhado de perto alguns procedimentos e aproveitou para dar uma palavra aos pacientes e familiares.
“Emocionante ver a população sendo tão bem atendida, por profissionais competentes do Hospital H.Visão e a equipe do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) que deu todo apoio e estrutura necessária para realização do mutirão. E quero ressaltar que até o final do ano, esperamos bater a meta de mais de 12.000 cirurgias de catarata em todo o Piauí. É o Governo do Estado e a Secretaria de Estado da Saúde levando saúde e qualidade para todo o Piauí”, pontuou.
Durante os dias em que aconteceu a ação, os pacientes do mutirão também passaram por exames pré e pós-cirúrgicos, efetuados no mesmo local.
O diretor geral do HEDA, Daniel Miranda, disse que a cirurgia de catarata serve tanto para devolver uma visão de mais qualidade quanto para proporcionar melhor qualidade de vida.
“Muitas pessoas voltam a viver de forma mais segura, tendo autonomia para a realização de algumas tarefas diárias anteriormente prejudicadas pela baixa visão. Agradecemos o empenho de toda equipe de apoio do HEDA, dos três oftalmologistas do Hospital H.Visão e também o Governo do Estado e a Secretaria de Estado da Saúde por essa ação tão importante”, destacou.
Janailda Furtado, diretora administrativa, ressaltou sua felicidade em participar da realização de mais um mutirão de cirurgia de catarata. “Também estou muito orgulhosa da nossa equipe do HEDA que foi muito elogiada pelos pacientes e pela equipe do Hospital H.Visão pela organização e humanização no cuidado com cada pessoa e cada idoso”,pontuou.
Texto e fotos: Camila Neto e Francisco Pascoal Júnior (Ascom HEDA)