Após a chegada do corpo da rainha Elizabeth 2ª ao Salão de Westminster, a família real participou de uma curta cerimônia privada no local. Os príncipes William e Harry estavam presentes, assim como suas mulheres, Kate Middleton e Meghan Markle.
Também participaram o rei Charles 3º, a rainha consorte, Camilla, a princesa Anne, o príncipe Andrew, o príncipe Edward e sua mulher, Sophie, e membros do parlamento britânico.
Uma missa foi rezada pelo Arcebispo de Canterbury, que recitou uma passagem do do Livro de João, do Novo Testamento, e pelo Deão de Westminster. Um coral de crianças cantou os Salmos 139 durante a cerimônia.
Pouco após o fim da missa, a família real deixou o local. O príncipe Charles foi recebido por gritos de “Deus salve o rei” pelos súditos.
Até as 17h, acontece uma vigília no local. A primeira-ministra Liz Truss, o líder do Partido Trabalhista Sir Keir Starmer, a primeira-ministra da Escócia Nicola Sturgen e outros políticos do país acompanham a cerimônia.
Meghan e Kate homenagearam rainha com joias
Meghan Markle e Kate Middleton usaram joias que ganharam de presente da rainha Elizabeth 2ª. A Duquesa de Sussex optou por um par de brincos de pérola e diamantes que ganhou da rainha após elas fazerem uma visita oficial juntas à cidade de Cheshire, em 2018.
Kate usou um broche de pérolas no formato de trevo, que também já pertenceu à rainha. Elizabeth ganhou o acessório durante uma visita à Coreia do Sul em 1999.
Milhares acompanharam cortejo
Hoje, o caixão da monarca saiu do Palácio de Buckingham às 14h22 no horário local (10h22 no horário de Brasília). O rei Charles 3º, os príncipes William e Harry e mais membros da família real acompanharam o percurso, a pé, pelo centro da cidade.
Milhares de pessoas se acumularam nas avenidas para acompanhar o cortejo, cujo ritmo foi ditado pelos tambores e pelo Big Ben — o sino do relógio toca a cada 60 segundos. A maior parte do público permaneceu em um silêncio respeitoso, enquanto alguns choravam.
Fonte: Folhapress