O Ministério Público do Trabalho está com as inscrições abertas para os interessados em participarem do Movimento “Afro Presença”, um evento nacional para discutir a inclusão de jovens negras e negros no mercado de trabalho. O projeto é coordenado pelo MPT e realizado pela startup Negras Plurais e está em sua terceira edição. Esse ano, o evento traz como tema: Plantando sementes, criando raízes e será realizado entre os dias 15 e 16 de setembro.
O evento acontece de forma online e é totalmente gratuito. Para participar, basta realizar as inscrições através do site www.afropresença.com.br. De acordo com a Procuradora do Trabalho Jeane Colares, coordenadora regional de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (COORDIGUALDADE), a ideia é discutir a inclusão.
“Com o evento, teremos várias mesas discutindo temas que têm o objetivo de prevenir e combater a discriminação racial nas relações de trabalho. A proposta é que possamos discutir essas relações, suas narrativas e como o mercado de trabalho tem colhido os negros”, salienta.
O Afro Presença tem como norte a valorização da diversidade racial nos espaços empresariais, de modo a reduzir as desigualdades raciais no campo econômico e, consequentemente no social, político e cultural. Temas como “Perspectivas antirracistas nas narrativas”, “Novos formatos de mercado para jovens negros”, “A importância da educação para construção profissional”. “Diversidade e Inclusão: O RH e a inclusão racial no mercado de trabalho”, “A importância de fornecedores negros para inclusão” e “O papel das Tecnologias na inclusão de jovens negros” estão entre os temas a serem abordados.
Durante os dois dias, serão realizadas mesas de debates, oficinas, capacitações e oportunidades para impulsionar a carreira dos participantes. Para isso, as empresas patrocinadoras e vitrines de oportunidades irão entrevistar e encaminhar candidatos inscritos no evento para processos de seleção para vagas nas suas empresas. São parceiras do evento, empresas como o Bradesco, Coca-Cola, Colgate, Mover, Itaú, JP Morgan, Natura, Santander, Tim, Unilever, Vale e Vivo. “Esse apoio e compromisso de oportunidade de trabalho em grandes empresas são fundamentais em termos de representatividade e redução das desigualdades raciais. Serão vitrines para que outras empresas possam fazer o mesmo”, avalia a Procuradora Jeane Colares.
Fonte: Ascom