A Secretaria de Saúde do Piauí confirmou nesta terça-feira (13) que o número de casos notificados de varíola dos macacos no Piauí subiu de 92 para 110. Com relação aos casos confirmados, seguem com sete casos, sendo que um é considerado provável. Há ainda 48 casos suspeitos e 54 já foram descartados.
Dos casos confirmados, 5 são em Teresina, um, na cidade de Batalha e um, na cidade de Parnaíba.
De aacordo com a Sesapi, todos os sete casos confirmados são de homens, dos quais cinco possuem entre 20 e 29 anos; um entre 30 e 39 anos; e um entre 40 e 49 anos.
16 municípios estão com casos suspeitos: Teresina (25), Parnaíba (3), Cajueiro da Praia (3), Campo Maior (2), Cristino Castro (1), Monsenhor Hipólito (1), Matias Olímpio (1), Buriti dos Lopes (1), Piracuruca (1), Piracuruca (1), Itaueira (1), Morro do Chapéu do Piauí (1), Marcolândia (1), Floriano (1), José de Freitas (1) e Agricolândia (1).
A Sesapi orienta para que aos primeiros sinais e sintomas da doença, tais como febre, dor de cabeça, dor muscular e o surgimento de vesículas pelo corpo, deve-se procurar os serviços de saúde do município. Caso seja confirmada a infecção, é essencial seguir o período de isolamento recomendado de 20 dias.
Com informações da Sesapi