A Polícia Federal deflagrou uma Operação denominada Calceus nesta sexta-feira (26) para cumprir mandados de prisão preventiva de cinco, dos seis acusados do crime de sequestro e ameaça contra funcionários da Caixa Econômica Federal no Piauí. A ação aconteceu na capital Teresina.
De acordo com a PF, trata-se de uma investigação iniciada no ano de 2020 para apurar os crimes praticados por organização criminosa especializada em extorsões mediante sequestro. A quadrilha, utilizando de violência e graves ameaças contra os funcionários e suas famílias, conseguiu subtrair cerca de R$ 490 mil do cofre de agência bancária da CEF, na zona sudeste da capital piauiense.
A Polícia Federal informou que os investigados foram responsáveis pelo sequestro de um gerente de outra instituição financeira em Teresina. Na ocasião, a Polícia Civil do Piauí prendeu em flagrante parte do bando criminoso.
Conforme a Polícia Federal, os suspeitos responderão pelos crimes de extorsão mediante sequestro, com pena entre 12 a 20 anos de reclusão, e por integrar organização criminosa. O nome da operação, Calceus, que significa sapato, refere-se à modalidade de crime conhecida como “sapatinho”, na qual o criminoso sequestra a família da vítima para obter a vantagem ilícita.
Da Redação