Ausente em Teresina por 12 anos, a Esquadrila da Fumaça, da Força Aérea Brasileira, fez apresentação nesta sexta-feira (26) com concentração na arena do Teresina Shopping. De acordo com a organização do evento, 5 mil pessoas prestigiaram o show aéreo.
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), afirmou que é uma honra proporcionar o espetáculo para Teresina
“É uma honra poder proporcionar esse momento para a cidade. Atendendo a um pedido do público, que hoje teve o privilégio de rever esse espetáculo. O povo de Teresina merece essa homenagem. Além disso, ainda vamos entregar várias obras até o final do mês”, declarou o prefeito.
O major Alfonso Bittencourt detalha o espetáculo que teve duração de 30 minutos.
“A principal atração da nossa esquadrilha é trazer a nossa Força Aérea Brasileira presente em todo o país para mais perto do nosso público. Estamos com 35 pessoas na tripulação, são sete aeronaves que abrilhantaram o evento trazendo essa magia para Teresina”, disse o Major.
O casal Ricardo e Cristina trouxeram os filhos Mário, de 5 anos, e Germana, de 9 anos, para a apresentação da Esquadrilha da Fumaça.
“Trouxemos nossos filhos para conferir essa apresentação da Esquadrilha da Fumaça. Eles ainda não tinham visto apresentação e estão emocionados e contentes com as acrocacias dos pilotos”, explica
Esquadrilha da Fumaça
A Esquadrilha da Fumaça originou-se pela iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, sediada na cidade do Rio de Janeiro. Em suas horas de folga, os pilotos treinavam acrobacias em grupo, com o intuito de incentivar os cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução, motivando-os para a pilotagem militar.
Em 14 de maio de 1952, foi realizada a primeira demonstração oficial do grupo. Após algumas apresentações, percebeu-se a necessidade de proporcionar ao público uma melhor visualização das manobras executadas. Com isso, em 1953, acrescentou-se aos T-6 um tanque de óleo exclusivo para a produção de fumaça. Foi assim que os Cadetes e o público, carinhosamente, batizaram a equipe de “Esquadrilha da Fumaça”. A primeira escrita foi a sigla “FAB”, nos céus da praia de Copacabana.
Diante do reconhecimento nacional e internacional, concretizou-se como instrumento de difusão da política de Comunicação Social do Comando da Aeronáutica, atingindo um lugar de destaque nos principais meios de comunicação dos países por onde passa.
O evento é uma parceira da Prefeitura de Teresina com o grupo Claudinho.
Da Redação