31.8 C
Teresina
sábado, novembro 23, 2024
Dengue
InícioEconomiaApós prisão, André Esteves renuncia ao comando do banco BTG Pactual

Após prisão, André Esteves renuncia ao comando do banco BTG Pactual

Mais cedo, o Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e transformou a prisão temporária de Esteves –que era presidente-executivo e chairman do Banco BTG Pactual e da BTG Pactual Participations– em preventiva, ou seja, por tempo indeterminado, à medida em que procuradores se preparam para formalizar acusações contra o banqueiro por suposto envolvimento no escândalo de corrupção investigado pela Lava Jato.

Esteves é suspeito de planejar obstruir as investigações da Operação Lava Jato, de acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR). O banqueiro já foi o 13º mais rico do país.

Persio Arida, sócio do BTG Pactual que foi apontado como presidente interino do banco de investimentos no último dia 25, foi nomeado presidente do Conselho de Administração do Banco BTG Pactual e da BTG Pactual Participations, segundo fato relevante da instituição financeira na noite de domingo (29).

Huw Jenkins, presidente-executivo das operações internacionais do BTG Pactual, foi indicado como vice-chairman, informou o BTG Pactual.

Roberto Saloutti e Marcelo Kalim, sócios do banco e que ocupavam as posições de vice-presidente de operações e vice-presidente financeiro, respectivamente, foram nomeados co-presidentes-executivos também das duas companhias do grupo financeiro.

“As referidas deliberações estão sujeitas a todas as aprovações regulatórias e societárias aplicáveis. As assembleias gerais extraordinárias para fins de ratificação e aprovação das deliberações acima e consequente alteração dos respectivos estatutos sociais das companhias serão devidamente convocadas”, disse o BTG Pactual.

Com a prisão de André Esteves na semana passada, Pérsio Arida, que foi um dos idealizadores do Plano Real, presidente do Banco Central e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na década de 1990, já havia assumido de forma interina o comando do Banco BTG Pactual e do BTG Pactual Participations.

Outras prisões
Além de André Esteves, também foram presos na semama passada o senador Delcídio Amaral (PT-MS) e o chefe de gabinete dele, Diogo Ferreira.

Segundo a PGR, o senador prometeu pagar R$ 50 mil mensais para a família de Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras, para evitar que ele fizesse delação premiada e que revelasse a suposta participação do senador no esquema de corrupção investigado na estatal.

André Esteves é suspeito de prometer financiar o acordo. Os R$ 50 mil mensais, conforme a PGR, seriam repassados aos familiares de Cerveró mediante um “acordo dissimulado” entre o banqueiro e o advogado Édson Ribeiro, que defendia o ex-diretor da Petrobras.

Fonte: globo.com

Comentários

admin
adminhttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI