Desde a semana passada, ocorre em Teresina, o primeiro Circuito Cultural de Música e Arte, que tem como objetivo oferecer opções culturais gratuitas para a população que reside nas regiões periféricas da cidade.
O circuito já percorreu os bairros Vamos Ver o Sol e Monte Castelo, na zona Sul e o bairro Mocambinho, na zona Norte, e nesta semana chega ao fim com apresentações nesta sexta-feira (22/07), no bairro Planalto Uruguai, na zona Leste e dia 23/07, em frente ao Teatro João Paulo II, na zona Sudeste.
O circuito conta com espaço de vendas de produtos fabricados por empreendedores e empreendedoras locais, apresentações dos palhaços Sardinha e Bolim & Bolão, e ainda shows com Lene Alves e Banda e Nélio Lima e Banda, além do serviço de pintura de rosto infantil, que nos três primeiros dias de circuito, já atendeu mais de 350 crianças.
Além das atrações culturais, o público pode praticar a solidariedade, contribuindo de forma voluntária com a doação de um quilo de alimento não perecível a ser doado para famílias carentes atendidas pelo poder público municipal.
O líder comunitário Jardel Ramos, que reside na região do bairro Vamos Ver o Sol, conta que a comunidade é carente de opções culturais e que por isso o circuito foi bem aceito pelos moradores, que lotaram a praça onde o evento foi realizado.
Ainda segundo o líder comunitário, a comunidade está muito feliz com esse projeto de descentralização dos serviços culturais, pois ele acaba chegando a um público que geralmente não dispõe de tempo ou recursos financeiros para assistir apresentações artísticas em locais privados.
“Nem todo mundo nessas comunidades têm condições financeiras de pagar ingressos para assistirem shows, pois alguns custam bem caro, além disso, tem também o tempo das pessoas e sendo um evento perto de casa, fica mais fácil delas tirarem um tempo para se aproximar da cultura. Quero aqui em nome da comunidade agradecer ao prefeito Dr. Pessoa e ao presidente da FMC, Ênio Portela por eles terem essa visão de aproximar a cultura do povo”, comenta, Jardel Ramos.
Para o presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, Ênio Portela, o circuito está ocorrendo graças à insistência do prefeito Dr. Pessoa, que desde o início de sua gestão, vem trabalhando junto com a pasta da cultura e os vereadores. Para o gestor, é de fundamental importância que todos da cidade tenham acesso à cultura de forma igualitária e que por isso a pasta da cultura vem aumentando o número de apoio a eventos gratuitos que ocorrem pela cidade.
“Neste circuito, por exemplo, recebemos emendas parlamentares impositivas da vereadora Fernanda Gomes, porém outros vereadores também têm ajudado a FMC neste ponto e com isso, quem vem ganhando é o povo. Em breve estaremos lançando novos eventos, inclusive abraçando às comunidades rurais que nessa gestão, também vem recebendo atividades”, ressalta, Ênio Portela.
Para mais informações sobre o Circuito Cultural, bem como os demais eventos, cursos e projetos realizados pela Prefeitura Municipal de Teresina, basta acessar o site cultura.pmt.pi.gov.br. As informações também podem ser obtidas na página cultura_the no Instagram.
Fonte: Semcom