O prefeito Dr. Pessoa participou nesta quinta-feira (30) do lançamento do Orçamento Popular de Teresina para o biênio 2022/23, que neste ano contará com aumento de 66% nos recursos, somando um investimento de R$ 35 milhões.
O Orçamento Popular tem como objetivo discutir, junto a população, os problemas da comunidade, por meio da participação popular, na qual as entidades devem se cadastrarem no prédio da prefeitura, Palácio da Cidade, acesso pela rua Riachuelo, nos horários das 7h30 às 14h, até o dia 15 de julho.
O prefeito destaca a importância do aumento no volume de investimento na sua gestão. “O orçamento Popular terá este ano o maior investimento da história da cidade de Teresina, que é de R$ 35 milhões. Executaremos em obras para melhorias nas comunidades, por meio da participação pública. As pessoas que vivem nas comunidades é que sabem suas necessidades e a prefeitura executará, dentro dos prazos, todas as obras aprovadas pelas comunidades”, afirma, Dr. Pessoa.
O investimento proporciona a construção de obras nos bairros das zonas Urbana e Rural. As comunidades discutem e aprovam, por votação, a proposta que será cadastrada na prefeitura para a aprovação. A coordenadora do Orçamento Popular de Teresina, Karina Portela, explica como funciona o orçamento popular nas comunidades.
“Primeiro marca-se uma assembleia nas comunidades para discutir qual obra as pessoas mais precisam, cada entidade pode apresentar até três propostas, onde são levadas em seguida para um fórum, onde são discutidas. São levadas no máximo 50 propostas para zona urbana e 20 para zona rural, após aprovação. Vale destacar que as comunidades têm prazo para se cadastrarem até dia 15 de julho”, destaca Karina Portela.
O líder comunitário Valério Sousa, do bairro Santa Clara, reconhece a importância do Orçamento Popular para as comunidades. “Com o orçamento, as comunidades terão a oportunidade de participar e apresentar seus principais problemas e o Orçamento Popular proporciona a execução de obras que transformam a vida as pessoas. Agradecemos o prefeito pelo Dr. Pessoa pelo aumento nos recursos que são destinados ao Orçamento Popular”.
O lançamento do Orçamento Popular contou com a presença do Secretário de Governo, André Lopes, secretária Especial do Prefeito, Andréa Pessoa, secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), Edmilson Ferreira, secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), Marcelo Eulálio e o secretário de Comunicação, Lucas Pereira.
Fonte: Semcom