O Seminário Língua Viva, que faz parte da programação do 20° Salão do Livro do Piauí (SALIPI), recebeu nesta sexta-feira (10) José Eduardo Agualusa. O escritor angolano de ascendência portuguesa e brasileira é um dos grandes nomes da literatura e trouxe ao SALIPI a palestra “A Língua Portuguesa no Mundo, e as Literaturas Lusófonas”. O encontro ocorreu no CineTeatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e foi mediado pela também escritora e participante do evento, Socorro Acioli.
O escritor fez sua estreia na carreira literária em 1988. É dono de grandes títulos, traduzidos em diversos idiomas como: A Conjura (1989); Nação Crioula (1997); As mulheres do meu pai (2007) e O vendedor de passados (2004), livro que rendeu a Agualusa o prêmio de ficção estrangeira do jornal inglês The Independent. No teatro, trabalhou com peças importantes como: “Aquela mulher” e “Chovem amores na rua do Matador”, parceria com Mia Couto.
Na palestra, José Eduardo Agualusa comentou o seu processo de escrita e que costuma ler poesias antes de escrever suas obras de ficção. Na oportunidade, destacou sobre a relação que mantém com o Brasil ao longo da sua trajetória e a importância que nomes como Jorge Amado tiveram na sua formação.
O vídeo da palestra de hoje está disponível no Canal da UFPI TV no Youtube.
Confira a playlist das lives e acompanhe as transmissões dos eventos do Salipi pelo YouTube
Da Redação