25.8 C
Teresina
terça-feira, outubro 1, 2024
Dengue
InícioDestaquesPosse da terra dá acesso a crédito para o pequeno agricultor

Posse da terra dá acesso a crédito para o pequeno agricultor

Tem sido marcante na sua gestão à frente do governo estadual, a política de distribuição de títulos de posse da terra a pequenos agricultores em praticamente todas as regiões do Estado levada a efeito pela governadora Regina Sousa.

Conforme tem repetido a chefe do Executivo, esta é uma política que busca amparar os menos favorecidos e garantir dignidade às famílias que vivem no campo. “Com o título de posse os pequenos agricultores podem conseguir crédito nos bancos, inclusive na central de fomento do governo do estado, e assim produzir os alimentos que chegam à mesa da população”, tem dito a governadora, acrescentando que os títulos de propriedade da terra significam mais segurança para os beneficiários, que podem investir no lote e ampliar sua produção, com reflexos na melhora da qualidade de vida. “Esta é uma ação que faço com o maior prazer. Compreendo o que é o agricultor viver sem a propriedade de sua terra para trabalhar. É uma vida sem segurança”, disse a governadora, ressaltando que os agricultores poderão, com o título de posse aderir a financiamos para a agricultura, como o microcrédito. No entanto, alguns produtores rurais desconhecem por completo as linhas de crédito disponíveis para eles.

O maior ofertador desse crédito para o micro e pequeno produtor é o Banco do Nordeste, consagrado historicamente no atendimento ao homem do campo. Uma destas linhas de crédito é o Agroamigo, um programa de Microfinança Rural que atende agricultores familiares enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com faturamento de até R$ 360 mil ao ano.

Embora seja um serviço bancário, no Banco do Nordeste este acesso ao crédito do Agroamigo é simplificado. Para aderir ao programa, seguem algumas orientações e requisitos:

– Além de ser enquadrados nos grupos do Pronaf atendidos pelo Agroamigo, os agricultores familiares precisam participar de Palestra Informativa, realizada pelo Agente de Microcrédito, na qual são apresentadas todas as condições, benefícios e vantagens do Programa, bem como atender aos seguintes requisitos:

  • Ser maior de idade (para Pronaf Jovem, a partir de 16 anos);
  • Estar em dia com a Justiça Eleitoral;
  • Não apresentar restrições cadastrais (SPC, Serasa, Cadin etc.);
  • Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP;
  • Cópia do Documento de Identificação;
  • Documento de relação com a terra;
  • Cadastro Ambiental Rural (CAR);

Para financiamento de animais: vacinações e exames, de acordo com o calendário e espécie animal – GTA (Guia de Transito Animal).

O Banco do Nordeste disponibiliza o telefone 0800 728 3030 para contatos com os agentes de crédito do Agroamigo.

 

Comentários

admin
adminhttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI