A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, promoveu solenidade de homenagens pelos 100 anos de vida e plena atividade do Membro Honorário Vitalício, Celso Barros Coelho. O evento foi realizado na noite desta sexta-feira (20).
A solenidade contou com a participação de representantes da Academia Piauiense de Letras Jurídicas (APLJ) e da Academia Piauiense de Letras, presididas por Fides Angélica Ommati e Zózimo Tavares, respectivamente, nas quais o advogado e escritor possui assento como imortal. Os convidados tiveram acesso ainda a uma exposição que celebra a vida e feitos do ex-presidente da OAB-PI.
O presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho Neto afirmou sobre o momento histórico para a advocacia do Piauí e sobre a trajetória de seu avô no cenário jurídico e político do país.
“Celso Barros jamais se curvou às dificuldades da vida. Ele é um lutador, um homem que nesses 100 anos teve várias marcas em sua vida. Na área da política, da advocacia, do magistério, na Academia de Letras. É na intelectualidade que ele é exemplo para todos nós e ainda mais agora, com esses 100 anos de vida. Estou muito feliz em homenagear o meu avô nesta data”, expressou o atual presidente da OAB-PI.
Ao ser indagado sobre a obra intelectual e profissional erguida em prol da advocacia e da sociedade, o homenageado falou:
“O segredo para chegar aos 100 anos é viver em paz e transparente. Sempre tive a virtude da prudência, da humildade e da seriedade”.
Em relação ao futuro da advocacia, Celso Barros disse desejar que os novos advogados aprendam a trabalhar, a honrar a toga e a discutir o Direito. O centenário se emocionou com as homenagens que recebeu.
“Estou muito feliz, como nunca estive na minha vida. É um dos melhores dias da minha vida”, afirmou.
Celso Barros recebeu das mãos do diretor da Escola da Advocacia (ESA-PI), Thiago Carcará, um quadro com o seu 1º Termo de Compromisso de posse no Conselho da instituição.
Estiveram presentes no evento representantes das mais diversas entidades públicas e privadas, amigos, familiares e admiradores.
Fonte: Ascom