35.8 C
Teresina
quarta-feira, setembro 25, 2024
Dengue
InícioDestaquesMacron vence Le Pen e garante novo mandato na França

Macron vence Le Pen e garante novo mandato na França

Virtualmente reeleito presidente da França, Emmanuel Macron acenou para a esquerda e impediu vaias à candidata derrotada, Marine Le Pen, em seu primeiro discurso após a vitória.

Com uma abstenção quase recorde e a extrema-direita representada por 41,2%, Macron alcança 58,8% dos votos, segundo apuração preliminar divulgada pelo Instituto Ipsos às 21h23 do horário local (16h23 no horário de Brasília).

Acompanhado da mulher, Brigitte Macron, o presidente se dirigiu ao Campo de Marte, em frente à Torre Eiffel, em Paris, para seu primeiro discurso. Ele iniciou sua fala agradecendo aos eleitores e equipe de campanha, informa o jornal francês Le Monde.

“Depois de cinco anos de transformações, de momentos felizes e difíceis, de crises excepcionais também, neste dia 24 de abril de 2022, a maioria de nós escolheu confiar em mim para presidir nossa República pelos próximos cinco anos”, afirmou, sob aplausos.

A reeleição de Macron ocorreu em meio a forte descontentamento entre os jovens e os eleitores desiludidos do esquerdista Jean-Luc Mélenchon, que recebeu quase 22% dos votos no primeiro turno. A abstenção, entre 27,8% e 29,8% segundo as estimativas, atingiu o seu nível mais elevado em um segundo turno desde 1969 (31,3%).

Segundo o diretor de pesquisa da Ipsos France, “Macron é reeleito com cerca de 38% dos votos dos eleitores registrados, ante 43,6% há cinco anos”.

“Este é o nível mais baixo desde Pompidou em 1969″, escreveu no Twitter.

Em seu discurso de vitória, ele afirmou que quer governar para todos. Depois de agradecer seus próprios eleitores, o presidente reeleito citou três grupos>

De agora em diante, não sou mais o candidato de um campo, mas sim o presidente de todos”, acrescentou. Ele também prometeu um “método renovado” para dirigir o país após um primeiro mandato marcado por protestos.

Macron disse duas vezes que seu projeto é transformar a França em uma nação ecológica.

“Serei exigente e ambicioso, temos muito a fazer. A guerra na Ucrânia está aí para lembrar que a França deve levar sua voz e a clareza de suas escolhas e reconstruir sua força em todos os domínios, e nós faremos isso”, disse ele.

Le Pen reconhece derrota
Menos de 15 minutos depois da divulgação das projeções, a candidata Le Pen se pronunciou. Ela admitiu a derrota e afirmou que o resultado ainda é uma vitória para o seu movimento político.

A desafiante ainda disse que a vontade de defender o que é francês foi reforçada, e que seus partidários já foram declarados mortos milhares de vezes, mas sempre foi errado, e que o cenário político francês está se recompondo.

As últimas pesquisas divulgadas na sexta-feira já indicavam que o candidato do “República em Marcha” (LREM), de 44 anos, venceria sua rival do Reunião Nacional (RN), de 53 anos, com uma vantagem menor do que em 2017, quando foi venceu com 66,1% dos votos.

Fonte: Folhapress

Comentários

Redação
Redaçãohttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI