A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina informou nesta qurta-feira (3) a morte de Lucas Manoel Resende Rodrigues, de 9 anos, por dengue hemorrágica. De acordo coma FMS, a criança era paciente de um hospitalar privado dacapital, sendo proveniente da região sudeste da cidade. Lucas morreu no último domingo (27), mas a causa da morte foi confirmada hoje pela FMS.
Segundo a FMS, a criança apresentou dores de cabeça, febre e quadro de vômitos. Até esta quarta-feira (30), foram notificados 851 casos de dengue na capital, sendo que 387 casos foram confirmados. Esta é a segunda morte por Dengue em 2022 (a primeira foi de um homem).
Dois óbitos por dengue
Em 2022, a FMS confirmou 387 casos de dengue e dois óbitos ocasionados pela doença. A FMS alerta para pontos como calhas e marquises, que estão sujeitos ao acúmulo de água das chuvas.
“As pessoas tendem a só observar esses locais quando notam a presença do mosquito ou alguém adoece, então é importante que o morador em ambiente residencial ou os trabalhadores em ambientes de trabalho estejam atentos com o objetivo de manter esses locais livres de criadouros”, orienta Paulo Marques.
A população pode denunciar pontos suspeitos de formação de criadouros ou solicitar uma vistoria dos agentes de endemias para investigar a presença do mosquito ou seus ovos. Basta entrar em contato com a gerência de Zoonoses pelos telefones 3215-9143 e 3215-9144.
Com informações da FMS