35.8 C
Teresina
quinta-feira, novembro 28, 2024
Dengue
InícioCulturaMestre Joames, cordelista de primeira

Mestre Joames, cordelista de primeira

Acho que foi Ariano Suassuna quem disse que colocava Patativa do Assaré no mesmo patamar de importância que Shakespeare e Cervantes. Com isso, o autor de A Pedra do Reino quis apenas acabar de uma vez por todas com o preconceito (cada vez menor) de que a literatura de cordel seria de uma categoria inferior à literatura erudita.

Piauiense de Pedro II, nascido na comunidade Serra dos Matões, escritor, poeta, membro da União Brasileira de Escritores UBE/PI e professor de Literatura de Cordel, Joaquim Mendes Sobrinho, ou simplesmente Joames, nasceu a 05 de junho de 1951. Mas desde 1968 reside em Teresina, onde já publicou, dentre outros, os livros “As Proezas de Konaré”, “Ajuricaba”, “Como Fazer Versos”, “Quadras e Trovas Populares’. Além disso é organizador dos Cantadores e Poetas Populares do Piauí e de dezenas de folhetos de cordel. Presidente da Cordelaria Chapada do Corisco, COCHACOR, Vice-presidente da Associação dos Violeiros e Poetas Populares do Piauí, o poeta Joames é um entusiasta da literatura de cordel.

Dele, o professor, poeta cordelista e jornalista Pedro Mendes Ribeiro escreveu em um dos prefácios de seus livros: “Joames, uma das maiores autoridades na ciência da versificação, entrega aos estudiosos (alunos e professores), essa Cartilha do Cordel, um trabalho de pesquisas e de talento”. Melhor do que ficar falando de mestre Joames é mostrar um pouco do seu talento:

“Sou pobre, mas sou poeta/ Sou venturoso, feliz;/ Tenho a modéstia por meta/ E sempre me satisfiz;/Tenho sentimento nobre,/Belo, feio, rico, pobre;/Não vos faço distinção;/Muitos leitores ufanos/Daqui a duzentos anos/Meus versos declamarão!/ Ou ainda:

“Criança merece carinho e respeito,/Escola e lazer com bastante atenção,/Não ser castigada, se erra a lição,/Mas ser corrigida com mimo, com jeito;/Pois toda criança tem esse direito,/Pra quando crescer o seu rumo tomar/Sem dar passo em falso pra não tropeçar,/Vencendo batalhas, poupando os rivais, Que a honra do filho é orgulho dos pais/Nos dez de galope da beira do mar./.


Mestre Joames pode ser facilmente encontrado nas redes sociais, sobretudo o Face Book, pois como todo cordelista que se preza, ele é atualizadíssimo e contemporâneo.

Ernâni Getirana é professor, poeta e escritor. É autor, dentre outros livros de “Debaixo da Figueira do Meu Avô” e escreve às quintas-feiras para esta coluna de cultura.

Foto: Divulgação

Comentários

Redação
Redaçãohttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI