25.8 C
Teresina
segunda-feira, setembro 30, 2024
Dengue
InícioDestaquesComércio fechou dezembro com saldo positivo de emprego formal, mostra CAGED

Comércio fechou dezembro com saldo positivo de emprego formal, mostra CAGED

Levantamento do Ministério do Trabalho e Previdência, através do Painel do Novo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) a desaceleração de empregos com carteira assinada na economia piauiense, em dezembro de 2021 , ocorreram na Indústria de Transformação, no Setor de Serviços , Serviços Industrial de utilidade Pública, construção civil e na Agropecuária. O único setor que criou oportunidades de emprego no Estado, ou seja, onde as ofertas de trabalho superaram as demissões foi o segmento de Comércio. Neste mês o Comércio admitiu 2.513 pessoas e deu baixa em 2.129 postos de trabalho atingindo uma diferença de 384 vagas, e no mesmo mês do ano anterior a diferença foi praticamente a mesma (369 vagas ). O setor acumulou 9.892 novos empregos em 2021.

Neste mês de dezembro de 2021 em todas as atividades econômicas do Estado com vínculos empregatícios houve um número maior de demissões de emprego formais do que de contratações ( 7.655 contratações menos 9.117 demissões ).

O segmento de Comércio que incluem as Empresas de bens não duráveis tipo alimentação; semi-duráveis que são os ramos de calçados e vestuários e duráveis como geladeira, fogão, TV, automóveis, eletrodomésticos e outros, possui hoje um estoque de 100.206 empregados no comércio, correspondendo aproximadamente 1/3 dos empregos do Estado que é de 309.797. Na avaliação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Piauí – FECOMERCIO-P,I os dados do CAGED mostram que o Comércio é o principal vetor da Economia piauiense, quem mais emprega e quem mais agrega valor na formação do PIB do Estado.

Serviços
As Empresas do ramo de serviços ( informáticas, bares e restaurantes,, hotéis, bancos, auto escolas, guias turísticos, agências de viagens, despachantes, hospitais e outros ) visualizadas pelo gráfico 2, mostra um saldo de – 187 ( 3.185 contratações menos 3.372 demissões ) no mês de dezembro. O gráfico mostra ainda que junho de 2021 foi o mês em que o setor obteve o melhor desempenho, com um saldo de 1.629 oportunidades de emprego.

Vale lembrar que as atividades ligadas a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Piauí representaram 74,44% de todas as aberturas de vagas realizadas no mês de dezembro. O montante de 7.655 foi o total de vagas abertas no Estado em todas as atividades ligadas a CLT , neste mês, porém 3.175 foram efetivadas pelo setor Serviços e 2.513 pelo Comercio.

O novo cenário apresentado de emprego é muito confortável para a Economia. Durante o ano de 2021, uma fatia dos empregados voltaram a pagar impostos para o Estado e as filas dos hospitais públicos ficaram menos robustas porque muita gente voltou a ter direito ao plano de saúde. Nas escolas públicas reduziram o número de matrículas porque os filhos dos empregados voltaram a ter condições de continuar nas escolas particulares e, além disso, aumentou muito a renda da população formando assim o chamado círculo virtuoso;

Nonato Paz é assessor econômico da FECOMÉRCIO –PI e do Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento – IFPD

Comentários

admin
adminhttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI