32.8 C
Teresina
quarta-feira, setembro 25, 2024
Dengue
InícioEconomiaSetor de serviços do Piauí fecha 2021 com crescimento de 3,9%, aponta...

Setor de serviços do Piauí fecha 2021 com crescimento de 3,9%, aponta Fecomercio

No acumulado do ano de 2021 o volume de Serviços fechou 2021 com alta de 3,9% frente a igual período do ano passado. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços ( PMS) divulgada dia 10 de fevereiro pelo IBGE. Além do volume a PMS investiga também a Receita Bruta de Serviços. Esse faturamento, segundo o Instituto FECOMERCIO de Pesquisa e Desenvolvimento – IFPD – PI cresceu 3,3% na comparação com o mesmo mês do ano anterior e fechou o ano com crescimento de 7,4%, na mesma base de comparação.

O Volume e o Faturamento do Setor de Serviços de 2021 no Estado do Piauí são representados pelos gráficos 1 e 2 citados acima. Pelo entendimento do IFPD-PI a partir do mês de março, chegando até agosto, tanto o Volume como a Receita Nominal mostram situação de crescimento do segmento. Refere-se ao período em que a População libertou-se do isolamento e saiu a procura dos bens necessários a sobrevivência. A economia passou a depender da Pandemia do novo corona vírus porque no período de isolamento social não tem consumo.

O IFPD aponta como recuperação de fôlego para o setor a melhora no ambiente de negócios principalmente no setor de turismo. Nesta atividade os segmentos de alojamento e alimentação que foram os que mais sofreram com a pandemia do Corona Virus estão numa fase boa de recuperação. As atividades que mais cresceram foram as que se relacionam a transportes tanto aéreo como terrestre e prova disto é que o mercado ficou bem abastecido neste período, onde a maioria dos bens são fabricados fora do Estado e que dependem exclusivamente do transporte de carga. Com a moeda menos valorizada o setor de serviços vem perdendo força no segmento que depende de produtos importados. É o caso dos transportes de Aviões e Navios.

A Pesquisa abrange os serviços prestados às famílias; serviços de informação e comunicação; serviços profissionais, administrativos e complementares; transportes; serviços auxiliares aos transportes e correio; outros serviços.

Para o Presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Piauí Denis Cavalcante houve aumento do poder aquisitivo da população provocado pelo retorno do auxílio do Governo Federal, a Receita do 13º salário e otimismo dos consumidores e, por isso as famílias passaram a procurar mais comidas fora de casa e as mulheres voltaram a procurar mais os salões de beleza, um segmento dos que mais faturam no setor serviços.

Fonte: Ascom

Comentários

admin
adminhttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI