31.8 C
Teresina
sexta-feira, novembro 22, 2024
Dengue
InícioDestaquesPesquisa da Fecomércio mostra confiança dos empresários do comércio

Pesquisa da Fecomércio mostra confiança dos empresários do comércio

A Pesquisa sobre o índice de Confiança dos Empresários do Comércio de Teresina ( ICEC ),é baseado na opinião do próprio Empresário . Aqui em Teresina esta pesquisa é realizada pelo Instituto FECOMERCIO de Pesquisa e Desenvolvimento – IFPD-PI, ligado a FECOMÉCIO-PI em parceria com a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). Este índice é uma medida sintética de Indicadores de Percepção do Empresário quanto a sua situação Econômica. TEM POR OBJETIVO detectar a percepção que os Comerciantes têm sobre o Nível , atual e futuro, da Propensão a Investir em Curto e Médio Prazo.

O resultado é revelado em pontos. Acima de 100 encontra-se a situação de otimismo e abaixo deste valor diz respeito a pessimismo. O índice 100 é a fronteira entre a avaliação de satisfação e insatisfação dos Empresários.


O otimismo do ICEC cresceu 1,95%, passando de 123,0 pontos em Dezembro de 2021 para 125,4 em janeiro de 2022. Em relação a janeiro do ano passado a variação foi de 4,41%.

Condições atuais

No Momento Atual, apenas a Economia não obteve boa performance, tendo atingido apenas 96,1 pontos, ficando abaixo da linha de indiferença ( 100 pontos ), porém obteve aumento de 4,87% sobre o resultado do mês anterior. O setor comercio foi bem avaliado pelos empresários, uma vez que obteve um índice de Confiança de 105,4 pontos, e também cresceu 3,94% na comparação com dezembro de 2021. A avaliação da Empresa , isoladamente, aumentou 5,39% na mesma base de comparação e obteve um otimismo de 117,9 pontos.

Expectativas para os próximos seis meses
Os Empresários relataram que nos próximos 6 meses esperam uma situação totalmente diferente, o otimismo no Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC ) atingiu 157,7 pontos, com crescimento de 3,41% na comparação com o mês anterior. Todos os três fatores que compõem este índice obtiveram otimismo acima de 150 pontos. A economia foi avaliada em 157,7 pontos, o setor Comercio em 163,9 e a Empresa em 167,5 pontos. Isso mostra que os Empresários estão na esperança de ser posta em prática, o mais rápido possível, resultado da votação no Congresso Nacional que desonera as folhas de pagamento de 17 produtos incluindo os setores básicos da economia brasileira. Soma de outros fatores que contribuirão para boas expectativas dos Empresários do Comércio, a adoção de medidas tomadas pelo governo Federal com relação ao aumento do bolsa família e o acordo do governadores para reduzir o ICMS dos combustíveis que, em consequência baixará a inflação dos próximos meses.

Investimentos
Nos Investimentos analisados na Pesquisa constam as Expectativas de Contratações de Empregados que, mesmo com a redução de 4,82% relativo a dezembro de 2021,obteve o índice de confiança de 120,7 pontos. Neste cenário 71,5% dos entrevistados disseram que desejam aumentar o número de empregados neste mês que antecipa as compras de material escolar, matrículas nas escolas particulares e impostos

Fonte: Pesquisa Direta
Elaboração IFPD (Instituto FECOMÉRCIO de Pesquisa e Desenvolvimento)

Comentários

admin
adminhttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI