Um relatório publicado nesta segunda-feira (31) pelo governo britânico apontou o descumprimento das normas sanitárias em festas realizadas durante a pandemia pelo gabinete do primeiro-ministro.
Segundo reportagens da imprensa britânica, pelo menos 19 festas e encontros foram sediados em Downing Street – residência oficial e sede do governo britânico.
Eles teriam ocorrido em 2020, quando reuniões internas estavam proibidas em todo o território para conter o avanço da pandemia.
O relatório interno foi entregue ao primeiro-ministro Boris Johnson, que havia prometido divulgar o resultado das investigações assim que recebesse o documento.
O conteúdo integral do relatório não foi divulgado, uma vez que a polícia britânica anunciou, na semana passada, que iria abrir uma investigação sobre as festas.
Veja trechos do documento que foram tornados públicos:
“Em um cenário da pandemia, quando o governo pedia aos cidadãos que aceitassem as restrições, alguns dos comportamentos nessas reuniões são difíceis de justificar”
“Em algumas das reuniões não foram respeitados apenas o que é esperado daqueles que trabalham no governo, mas também o que era esperado de toda a população na época”
“O consumo excessivo de álcool não é apropriado em um local de trabalho profissional em nenhum momento”
“Houve falha de liderança do gabinete do primeiro ministro e alguns eventos não deveriam ter acontecido, outros, não deveriam ter ocorrido como ocorreram”.
Fonte: globo.com