34.8 C
Teresina
domingo, setembro 29, 2024
Dengue
InícioDestaquesSesapi prevê 9 mil casos de Covid 'represados' após ataque de hacker...

Sesapi prevê 9 mil casos de Covid ‘represados’ após ataque de hacker ao E-SUS

O Centro de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), informa que, no boletim Covid desta quinta-feira (6), teremos notificação de casos de Covid-19 represados pela plataforma E-Sus, o sistema que notifica mortes e casos provocados pelo novo coronavírus em todo o Brasil. O sistema estava fora do ar por causa de um ataque hacker.

Nesta quinta-feira (6), a plataforma E-Sus liberou todos os casos confirmados de Covid-19 neste período em que o sistema esteve fora do ar. O ataque aconteceu por volta do dia 9 de dezembro de 2021, mas durante todo esse período, as secretarias municipais de saúde do Piauí continuaram alimentando o sistema com informações anteriores ao ataque.

Segundo o Superintendente de Atenção à saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães, o boletim de hoje vai trazer números represados desde 11 de outubro de 2021 até o dia 06 de janeiro de 2022.

“Então teremos cerca de nove mil casos represados. O objetivo é manter a transparência dos dados e, queremos dizer para a população não se preocupar porque são números que estavam retidos durante essa instabilidade da plataforma”, afirma.

Sistema que notifica mortes e casos de Covid-19 volta ao ar 11 dias após ataque hacker E-SUS Notifica estava inacessível desde de 10 de dezembro. A página do ConecteSUS, responsável pela emissão pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, ainda segue fora do ar.

O e-SUS Notifica voltou ao ar na tarde desta terça-feira (21), informou o Ministério da Saúde.A plataforma que reúne informações sobre casos e mortes por causa de Covid-19 estava inacessível há 11 dias desde o ataque hacker a sites do governo.

A falta dos dados do sistema gerou dificuldades para os estados colherem as informações sobre a doença neste período.
A página do ConecteSUS, responsável pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, ainda segue fora do ar.

O Ministério da Saúde informa que o sistema de registro E-SUS Notifica foi restabelecido. A pasta reitera que atua com agilidade para a o restabelecimento de todas as plataformas impactadas o mais breve possível”, disse o ministério, em nota ao g1.

Na segunda (20), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o e-SUS Notifica (sistema de notificação de casos de Covid)
Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) – que tem informações sobre cobertura vacinal e vacinação contra outras doenças no país
ConecteSUS
funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, que estão indisponíveis no momento.

Fonte: Sesapi

Comentários

admin
adminhttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI