27.8 C
Teresina
sexta-feira, abril 4, 2025
Dengue
InícioCulturaArtigo - O Dia dos Vaqueiros em Pedro II-PI

Artigo – O Dia dos Vaqueiros em Pedro II-PI

Nesse 07 de dezembro de 2021 próximo passado na cidade de Pedro II, PI, dentro dos Festejos de Nossa Senhora da Conceição, comemorou-se pela enésima vez o “O Dia do Vaqueiro”. O grande homenageado deste ano foi o senhor Gonçalo Lima, mas conhecido por todos como Gonçalo Bombom, um tio-avô de meu pai. Falecido em 2020 aos 105 anos, este velho vaqueiro participava dos festejos desde os 13 anos de idade.

Ele que desde menino aprendeu as artimanhas dos cavalos, das montarias e dos bois mandingueiros; ele que conhecia como a palma da mão cada vereda, cada palmo de chão por essas bandas do sertão piauiense, fez parte de uma leva de homens destemidos, verdadeiros heróis das caatingas vítreas palmilhadas destemidamente de sol a sol.

Diz-se dele que ao longo de sua longa e profícua vida desenvolveu com sua paciência de Jó e bom humor, tanto na lidar com as reses desembestadas no meio do mato seco do sertão de meu Deus como com seus pares humanos, uma sábia convivência digna de um grande líder que ele efetivamente o foi.

O ‘Bombom’ de seu nome vem do fato de ele ter sido um homem desapegado das coisas materiais desta vida. Histórias? Houve muitas. Eis uma delas que me foi contada com uma parenta sua, Carmem Lima. Nas décadas de 60, 70, sempre ao lado de seus amigos vaqueiros e fazendeiros Antonio Canên, Justo de Melo, Mundico Canên, Chagas Júlio, Totó Matias, no Dia do Vaqueiro, costumavam pedir música no serviço de som na praça da Matriz e oferecer uns aos outros regados a cachaça. Mas isso só depois de, sóbrios, cumprirem a parte religiosa dos Festejos de Nossa Senhora da Conceição à risca.

“Vamos manter a tradição dos vaqueiros, nunca vamos deixar ela acabar” era sua frase predileta. Como bom vaqueiro, Gonçalo Bombom foi herdeiro e progenitor de uma estirpe real de vaqueiros que já foram cavalgar nas pradarias do Senhor: Manoel Bombom, João Bombom, Zé Bombom, Antonio Messias, Admundo Matias, Chico Peres, dentre tantos outros.
.
Ernâni Getirana é professor, poeta e escritor. É autor dentre outros livros de “Debaixo da Figueira do Meu Avô” (com previsão para lançamento em breve no SALIPI ).

Comentários

admin
adminhttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI