Baseado nos dados da PMC (Pesquisa Mensal do Comércio ) do IBGE –Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a FECOMERCIO-PI constatou que o Comércio Varejista do Estado do Piauí teve uma redução de -4,6% nas vendas, na comparação com o mesmo mês do ano passado, entretanto, o faturamento alcançou o crescimento de 9,7% na mesma base de comparação, causado pela taxa alta de inflação no mês. Durante o ano o acumulado no volume das vendas teve alta de 5,8% e nos últimos 12 meses, 1,5%. Embora tendo um grande avanço na vacinação em todo o Estado, mesmo assim ainda não se chegou ao nível de antes da Pandemia do novo coronavírus.
Varejo ampliado
O Varejo Ampliado que inclui no Índice Restrito as Vendas de Automóveis e material de construção, o volume de vendas apresentou índice negativo (-4,0% ), mostrando que as vendas de automóveis não foram significativas no mês. As Receitas cresceram 10,6% e o acumulado da Receita no ano foi de 35,0%.
Volume e receita de serviços
Volume de Serviços e Faturamento aconteceu o mesmo fenômeno, a Receita cresceu 3,8% em relação ao mesmo mês do ano passado, porém o volume de Serviços sofreu um decréscimo de 1,9% na comparação com o mesmo mês do ano anterior.
Arrecadação do ICMS do Estado
A arrecadação do ICMS do Governo do Estado no mês de setembro foi de R$ 532.601.067,92, superior a do mês anterior de R$ 515.332.629,28, apresentando um crescimento de 33,51%.
Nível de emprego
O mês de setembro foi positivo também para o nível de empregos. O setor Comércio apresentou um saldo positivo de 852 vagas com a entrada de 3 .030 vagas no mercado de trabalho e desligamento de 2.178 no mesmo período. O segmento de Serviços foi beneficiado com um saldo de 1.281 vagas.
Fonte: Ascom