Pelo menos 13 experiências pedagógicas desenvolvidas nos centros educacionais do Sesc no Piauí, durante a pandemia, vão ser apresentadas no 2º Congresso Mundial de Educação, que acontece nesta quinta e sexta-feira (28 e 29/10).
O Centro Educacional de Floriano apresentará três trabalhos: “A criança como protagonista nos jogos de tabuleiro”, “Representação gráfica da figura humana” e “Documentação pedagógica: um lugar para ver e sentir os fazeres das crianças”. Da escola de Teresina serão apresentados os trabalhos “Horta tecno-sustentável” e “Educação, Ciências, Tecnologia e Novas Aprendizagens”.
O Centro Educacional de Parnaíba vai apresentar o trabalho “Os reflexos do ato de ler na leitura de munda da criança”.
Os centros educacionais do Sesc Ler apresentarão as experiências “Educação ao longo da vida: relato da experiência de uma aluna da Educação de Jovens e Adultos do Centro Educacional Sesc Ler Piripiri” (Sesc Ler Piripiri), “Escola família e natureza: um reconectar necessário das infâncias em tempos de pandemia” (Sesc Ler São Raimundo Nonato).
O Sesc Guaribas estará representado nos trabalhos “Uma viagem pelos espaços”, “Investigação com pedra toá” e “A escola, a pandemia e as construções para vida na pandemia”. Já o Sesc Ler São João do Piauí apresentará os trabalhos “Projeto sarau recreativo” e “Projeto chá com poemas”.
Horta tecno-sustentável e projeto de Artes são apresentados em Congresso de Educação
Dois projetos desenvolvidos no Centro Educacional de Sesc de Teresina serão apresentados no 2º Congresso Mundial de Educação. O evento é promovido pelo Sesc Rio de Janeiro e acontece de 27 a 29 de outubro, em formato virtual.
Os projetos “Horta Tecno-Sustentável”, desenvolvido pela Sala de Robótica da Escola, com supervisão da professora Márcia Valéria e “Educação, Ciências, Tecnologia e Novas Aprendizagens” , desenvolvidos nas salas de educação infantil pelas professoras Liany Mayuby da Silva, Gilmara Amorim e Janaira Suelly Ferreira, com a supervisão da pedagoga Jackeline Borges Silva, serão apresentados nesta quinta e sexta-feira, respectivamente.
Nesta quinta-feira (28) a professora Márcia Valéria defende o projeto Horta Tecno-Sustentável, iniciado na escola em maio deste ano. O projeto envolveu todas as turmas do Centro Educacional. A hora está pleno andamento e o resultado do projeto será apresentado em dezembro, na Feira de Ciências do Sesc.
Já nesta sexta-feira (29) as professora da educação infantil do Centro Educacional de Teresina apresentam o projeto “Educação, Ciências, Tecnologia e Novas Aprendizagens”, desenvolvido nas salas do grupo I, II e III.
Além dos projetos de Teresina, serão apresentadas experiências pedagógicas do Sesc Floriano, Parnaíba, Sesc Ler Piripiri, Sesc Ler São Raimundo Nonato, Sesc Ler Guaribas e Sesc Ler São João do Piauí.
Sobre o Congresso
O 2º Congresso Mundial de Educação tem como objetivo do congresso é incentivar um amplo debate com compartilhamento de experiências, produção e difusão de conhecimentos que contribuam para uma educação emancipadora. O tema “Essa escola chamada vida” é uma referência à obra de Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, que em 2021 completaria 100 anos de nascimento.
O congresso debaterá temáticas que contribuem para uma educação emancipadora, para o compartilhamento de experiências, produção e difusão de conhecimentos. Os trabalhos apresentados no congresso vão receber certificados da Universidade Federal Fluminense. O Congresso conta com o apoio de 25 universidades e instituições educacionais no Brasil e no exterior.
Fonte: Ascom