Realizou-se dia 23 de setembro próximo passado na cidade serrana de Pedro II, Piauí, mais uma etapa do projeto cultural “Andanças Literárias’. O projeto surgiu da cabeça do presidente da Academia de Letras da cidade de Altos (PI), Marcodes Araújo que, com a adesão do músico e membro do Conselho Estadual de Cultura, Vagner Ribeiro, ganhou corpo e razão de ser nos municípios de Altos, Campo Maior, Piripiri, Pedro II e União.
O projeto foi pensado para, em cada uma de suas realizações, durar por cerca de duas horas no formato on line. Embora o projeto se denomine “Andanças Literárias’, seus organizadores quase que tacitamente concordaram que à literatura, outras manifestações artísticas viriam compor o caldo cultural de cada município. Dessa forma nas diversas realizações do projeto, juntaram-se aos escritores e poetas locais, músicos, artistas plásticos, fotógrafos amadores, cantores, além de amantes das artes.
Quando de sua realização no município de Pedro II, a instituição responsável por sua realização foi a APLA-Academia Pedro-segundense de Letras e Artes, cuja atual presidente é a professora Marlene Rodrigues. O evento na ‘Terra da Opala’, que é como Pedro II é conhecido, realizou-se no Memorial Tertuliano Brandão Filho (área externa e seguindo-se todos os protocolos da OMS contra o COVID19). A transmissão via internet contou com o Portal P2 e teve o apoio logístico da Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura de Pedro II (secretário Diego Martins), cuja prefeita interina, Betinha Brandão, atendeu à demanda solicitada pela APLA.
O ‘Andanças Literárias’, edição Pedro II, teve a duração de cerca de três horas e foi apresentado pela dupla de professores e membros da APLA, Socorro Almeida e Pedro Barros. Após a palavra inicial da presidente da APLA, professora Marlene Rodrigues, houve uma palestra proferida pelo professor, escritor, ex-presidente da APLA, Ernâni Getirana, que tratou das “Origens Orais da Literatura Piauiense de Matriz Pedro-segundense’. A partir daí uma série de poetas, pintores, fotógrafos amadores, escultores, artista em geral, apresentou seus trabalhos de forma remota ou presencialmente.
Por conta da pandemia de COVID19, o evento contou com cerca de cinquenta pessoas presencialmente e com tantas centenas de outras, remotamente, que assistiram ao evento pelas redes sociais.
O município de Pedro II é rico não apenas em opala, mas, sobretudo, pela pujança, cordialidade e cultura (no sentido amplo e popular). Além dos acadêmicos Marlene Rodrigues e Ernâni Getirana, o também acadêmico da APLA Wilson Brandão fez um pronunciamento enaltecendo personalidades do mundo da cultura em Pedro II, assim como teceu um amplo panorama das manifestações culturais da Terra da Opala. O enceramento do Andanças Literárias em Pedro II ficou por conta do artista local, Jair Paulo, que cantou e tocou ao violão cerca de cinco canções, algumas de sua autoria. Após as apresentações artísticas, os convidados comemoraram o sucesso do evento degustando petiscos e tomando sucos e vinho enquanto a lua pairava bela e altaneira por sobre a cidade de Pedro II.
Ernâni Getirana, professor e escritor.
Uma bela iniciativa do amigo Marcondes (Altos) com o aval do também escritor Vagner Ribeiro e que nós da APLA (Marlene Rodrigues-presidente) tomamos de conta aqui em Pedro II. Outros projetos virão em breve. Um abraço.
Evento da maior importância para a cultura pedro-segundense. Parabéns a todos os envolvidos.