32.8 C
Teresina
quinta-feira, setembro 26, 2024
Dengue
InícioGeralEngenheiro Antonio Florentino é reeleito vice-presidente da FNE

Engenheiro Antonio Florentino é reeleito vice-presidente da FNE

Durante o fechamento do XI Congresso Nacional dos Engenheiros (Conse), foi eleita a nova diretoria da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), eleita para o triênio 2022-2025, com a recondução do engenheiro Murilo Pinheiro à presidência e do engenheiro piauiense Antonio Florentino Filho, à vice-presidência da entidade. Foi a primeira vez que a eleição ocorreu de modo remoto e de 177 engenheiros delegados representantes dos sindicatos estaduais que compareceram às urnas virtuais, houve 166 votos na chapa 1, três nulos e um branco.

“Continuamos firmes na gestão dos rumos da engenharia no País. Com os riscos aos direitos dos profissionais, estamos cada vez mais presentes nas pautas políticas do País, além das pautas sociais e técnicas”, declarou o engenheiro Florentino Filho, que também é presidente do Sindicato dos Engenheiros do Piauí.

Também foi atualizado o estatuto da Federação com a criação de quatro novas diretorias: assuntos estratégicos, relações jurídicas e legislação, ação social e cidadania, meio ambiente e sustentabilidade. Entre as principais pautas de discussão no CONSE, destaca-se a gestão da água e da energia no Brasil, a carreira de engenheiros, representatividade do sindicalismo, tecnologias e desenvolvimento do País.

Os engenheiros demonstraram bastante preocupação com as conseqüências das atuais crises que o País passa: política, econômica e de saúde. Segundo o presidente Murilo Pinheiro, podem ocorrer crises na água e na energia. Além disso, a gestão da nova diretoria fortaleceu as equipes para acompanhamento dos projetos e pautas do Congresso Nacional a fim de preservar os direitos dos engenheiros, dos trabalhadores em geral e do funcionalismo público.

Visitamos neste final de semana 12 municípios no sul do Piauí. O que percebemos:

1) cidades administradas por prefeitos jovens, do PP, com boas formações: professores(o de Paes Landim com doutorado), médicos, etc. Presença das mulheres como vice-prefeitas, vereadoras, presidente da câmara, como em Isaías Coelho.

2) as cidades têm como maior dificuldade a falta d’água, sendo perfurados muitos poços, e ainda com presença de carros pipas mesmo em zonas urbanas.

3) forte presença do Sen Ciro e Dep Iracema com emendas parlamentares na infraestrutura, saúde e educação. Diferença: os recursos vão para o município que fazem todo o processo, da licitação à conclusão da obra. Raramente se vê investimento do governo estadual.

4) todos os encontros muito bons, até emocionantes, com incentivos pra seguirmos em frente, com a esperança de mudar o rumo do Piauí. Em Paes Landim, cidade do governador, de 4.100 habitantes, nos receberam entre 1.500 e 2.000 pessoas por 4 horas (almoço). O prefeito nunca conseguiu ser recebido pelo governador, seu conterrâneo. Obra mais importante: uma pista de pouso. O triste: transferiu um hospital quer era administrado pelo município para a gestão estadual.

Fonte: Ascom

Comentários

admin
adminhttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI