Na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) realizada pelo IBGE, o setor de serviços no Piauí cresceu 21,6% no volume de Serviços, o melhor índice dos últimos 12 meses. As atividades preponderantes contaram com as contribuições positivas do Transporte Aéreo com alta de 95,8%, Serviços de Alojamento (86,3%) e Serviços Prestados às Famílias (76,3%).
Segundo o presidente da Federação do comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Piauí, Denis Cavalcante, o ritmo de expansão do setor de serviços no Piauí começou a partir de abril de 2021, quando o volume de Serviços saiu de uma queda de 6,7% em março para uma alta de 13,3% em abril de 2021.
Embora a inflação esteja acima da meta o Setor encerrou os primeiros sete meses do ano com alta de 6,3%
Faturamento do setor de serviços
Registrou-se em julho de 2021 o maior aumento no faturamento do setor de serviços, no Piauí, nos últimos 12 meses, atingindo 25,7%. O melhor resultado mensal da Pesquisa PMS do IBGE.
A fraqueza do Setor Serviços agravou-se em todo o ano de 2020, indo até março de 2021, prejudicada pelo novo corona vírus.
Fonte: IBGE
Elaboração: Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento (IFPD)
Nonato Paz é assessor econômico da FECOMÉRCIO e do IFPD-PI