O Enchefs, um dos maiores concursos gastronômicos do Brasil, que envolve todos os estados da federação em busca de novos talentos e sabores, vai começar.
A etapa regional do Piauí inicia no próximo dia 15 de setembro, a partir das 16h com a abertura oficial no auditório do Centro Universitário UniFacid. No Piauí, assim como nos demais Estados, o evento tem como objetivo escolher dois representantes locais para concorrer ao Prêmio Dolmã, que é a maior honraria da gastronomia no Brasil.
Com o tema “Piauí de Cores e Sabores”, O Enchefs Piauí 2021 contará com a presença dos Chefs Manoel Bezelga, Ceres Rebelo e Adriana Galvão, que farão uma “aula show”, durante a abertura do evento, para os convidados no laboratório internacional do curso de Gastronomia do UniFacid.
Os palestrantes irão abordar assuntos relacionados à gastronomia piauiense bem como a utilização de insumos para as preparações de pratos regionais, como a carne de sol, o buriti e a cajuína. A abertura contará ainda com a participação da cantora piauiense Soraia Castelo Branco e da banda Xenhenhem.
Para a Professora Amanda Marreiro, Coordenadora dos cursos de Nutrição e Gastronomia do UniFacid, é um prazer acolher um evento grandioso como o Enchfes na estrutura do Centro Universitário, que dispõe de um laboratório completo para todas as etapas e atividades do concurso.
Concurso
Na sexta-feira, 17 de setembro, acontece a apresentação dos candidatos selecionados para o Concurso Enchefs 2021. Cada candidato ficará numa ilha para criar um prato de livre escolha que será avaliado por uma banca de jurados.
De acordo com a Chef Sônia Rodrigues, coordenadora do evento e embaixadora da gastronomia brasileira no Piauí, além de revelar novos talentos, o Enchefs busca promover a culinária local e a troca de conhecimentos entre profissionais e estudantes da área, no intuito de fortalecer a gastronomia da região. “Durante todo o evento seguiremos com todos os protocolos de saúde e atentos às normas estabelecidas para cuidar da saúde de todos os presentes durante o Enchefs”, completa Sônia.
Os dois primeiros colocados do Enchefs no Piauí irão concorrer, no dia 3 de dezembro, no Estado do Pará, ao Prêmio Dolmã, que é a maior honraria da gastronomia no Brasil.
Fonte: Ascom