A deputada estadual Teresa Britto (PV) cobrou nesta terça-feira (24) mais ações do poder público com relação ao aumento das queimadas em todo o Piauí. Segundo a parlamentar, a problemática já vem desde o mês de junho e deve piorar até dezembro.
“Precisamos cobrar uma posição do Governo do Estado e das prefeituras com relação às queimadas, senão vamos permanecer em silêncio como estamos desde junho e a degradação do meio ambiente acontecendo”, disse.
Foi aprovado na Casa Legislativa um requerimento apresentado pela deputada solicitando a realização de audiência pública, ainda sem data marcada, para discutir o aumento das queimadas no estado.
“Já vemos essa problemática desde junho só aumentando, mas não vemos nenhuma ação ou políticas de enfrentamento delas por parte do poder público. Aliás, esse é um problema que acontece todos os anos e não vemos acontecer nada para evitar. Sabemos que tem os fenômenos da natureza, que podem resultar também em queimadas, mas a maioria são praticadas pelo ser humano, por falta de uma consciência ambiental. São pequenos roçados, bitucas de cigarro jogadas, mas a maioria é na roça para produzir agricultura de subsistência. Mas, porque o Governo do Estado não instala a Patrulha Agrícola para dar apoio ao homem do campo?”, questionou Teresa Britto.
A deputada acrescentou que um trabalho efetivo da Patrulha Agrícola pode dar apoio e orientação aos pequenos e médios agricultores do estado sobre como preparar a terra para plantar a semente sem o uso do fogo.
“Na audiência pública vamos debater e trazer os principais órgãos do Estado e do município, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Meio Ambiente para discutir medidas preventivas e urgentes sobre as queimadas. A tendência é só piorar nos próximos meses e nós não podemos deixar isso acontecer”, alertou.
Com informações da Alepi