O Museu Municipal de Arte Sacra Dom Paulo Libório retornou a ser aberto para visitação. Sua abertura oficial aconteceu em uma solenidade que ocorreu durante a manhã de quarta-feira (18) e faz parte da programação que comemora os 169 anos de Teresina.
Fechado desde o início da Pandemia do novo coronavirus, seu retorno é adepto a todos os protocolos de segurança exigidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como o uso de máscara obrigatório e um limite de 5 pessoas por grupo de visita.
Para a diretora do Museu, Fernanda Fernandes, o retorno das visitas ao espaço é uma forma de proporcionar novamente a quem visita, o acesso a história e a cultura.
“O museu possui um acervo com diversos tipos de peças que vão desde o século XVII até o século XXI proporcionando aos a oportunidade de passear pela história e de desenvolver também atividades educacionais e de pesquisa. Visamos continuar a preservar e promover o patrimônio cultural nas suas mais diversas áreas” contou Fernanda Fernandes, enfatizando que ao longo da quarentena foram realizadas exposições virtuais
Animado, o gerente de patrimônio histórico cultural da capital, que esteve presente durante a primeira visita ao Museu após sua reabertura, contou sobre a importância dos teresinenses conhecerem sua origem e passado através de visitas a museus como o de Arte Sacra.
“É mais um espaço cultural aberto para o teresinenses, ele é um espaço importante pro nosso presente, que é conhecer e nosso passado, além de ser importante para a questão a religiosidade, venham conhecer!”
O horário de visitação permitido é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, retornando as 13h e finalizando às 17h. Nos finais de semana o Museu funcionará somente no sábado das 9h as 12h.
A taxa de visitação é de R$2 e o agendamento pode ser feito através do telefone 3215-7819.
Fonte: Ascom/PMT