23.8 C
Teresina
sábado, abril 12, 2025
Dengue
InícioDestaquesOlimpíadas: Bruno Fratus leva o bronze nos 50m livre na natação

Olimpíadas: Bruno Fratus leva o bronze nos 50m livre na natação

Em sua terceira final olímpica, Bruno Fratus enfim realizou o sonho de criança e conquistou a medalha de bronze na noite deste sábado (31), com o tempo de 21s57. O ouro ficou com o americano Caeleb Dressel, com 21s42 e Florent Manadou, da França, completou o pódio, com a prata, ao marcar 21s53.

Depois das frustrações em Londres-2012 e no Rio de Janeiro-2016, quando ficou em quarto e em sexto, respectivamente, Fratus se consolidou como um dos protagonistas em provas de velocidade. Deu a volta por cima e acumulou bons resultados em Mundiais, ao conquistar duas pratas (2017 e 2019), o que o credenciou à disputa pelo pódio em Tóquio.

Um dos principais velocistas do país, Fratus nasceu em Macaé (RJ). Foi em São Paulo que ele explodiu, depois de passar a ser treinado por Albertinho Silva. E depois teve como técnico o australiano Brett Hawke. Hoje, Fratus é treinado pela esposa e nadadora Michelle Lenhardt.

Fratus tem sete medalhas em Jogos Pan-americanos, sendo cinco de ouro e duas de prata, todas elas conquistadas entre Guadalajara 2011 e Lima 2019. No currículo, o nadador tem ainda quatro medalhas em Campeonatos Mundiais: três pratas e um bronze (Kazan 2015, Budapeste 2017 e Gwangju 2019).

Aos 32 anos, Fratus é um dos integrantes mais experientes da delegação brasileira no Japão. Tóquio foi sua terceira participação olímpica. Em Londres-2012, bateu na trave e terminou em 4º nos 50m. Quatro anos depois, no Rio, ficou em sexto.

Fratus foi o último nadador brasileiro a competir em Tóquio. Na piscina do Centro Aquático Olímpico, a equipe nacional participou de quatro finais —além do bronze de Scheffer, disputou medalha nos 200m borboleta (Leo de Deus terminou em 6º), 800m livre (Guilherme Costa ficou em 8º) e 4x100m livre (8º colocado).

Em Tóquio, o brasileiro priorizou a disputa dos 50m, abrindo mão de integrar a equipe de revezamento 4x100m livre —mesmo não classificado especificamente para ser convocado para a equipe poderia nadá-la. Na capital japonesa, suas performances foram crescentes.

Fratus avançou nas eliminatórias com 21s67. Na semifinal, o brasileiro baixou o tempo para 21s60, terceira melhor marca entre os oito finalistas.

Fonte: Folhapress

Comentários

admin
adminhttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI