34.8 C
Teresina
segunda-feira, setembro 30, 2024
Dengue
InícioCulturaSesc Piauí inaugura biblioteca-trem em Parnaíba

Sesc Piauí inaugura biblioteca-trem em Parnaíba

O primeiro vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Valdeci Cavalcante, e o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac no Piauí, Denis Cavalcante, inauguraram na noite da última quinta-feira (29) a Biblioteca-Trem Maria Dilma Ponte de Brito, localizada na Praça Mandu Ladino, em Parnaíba.

A iniciativa é do Serviço Social do Comércio – Sesc Piauí e homenageia a parnaibana que é professora, poetisa e escritora, além de membro da Academia Parnaibana de Letras (APAL). “É uma alegria inaugurar essa biblioteca que é inédita no país: a primeira sobre trilhos. Esse espaço vai facilitar o acesso aos livros e fomentar a educação e a leitura, homenageando uma grande intelectual parnaibana que é a Maria Dilma”, afirmou Valdeci Cavalcante.

Maria Dilma agradeceu a homenagem e lembrou a importância dos livros. “Os livros são alimentos da alma. Eu, que sempre fui frequentadora de bibliotecas, nunca imaginei que um dia teria uma com meu nome. Agradeço a oportunidade de representar um espaço que, além de formar novos leitores, também vai preservar a cultura de nossa cidade”, disse.

A biblioteca funcionará de terça a sexta-feira, das 16h às 20h, e aos sábados e domingos das 16h30 às 20h30. O acervo é de 1.080 livros, contendo títulos da literatura infantojuvenil, infantil e de autores parnaibanos. Por conta da pandemia, inicialmente, o acesso à biblioteca será reduzido.

Valdeci Cavalcante e Dênis Cavalcante na inauguração Biblioteca Maria Dilma Ponte de Brito

Logo em seguida, no Castelo de Eventos, ocorreu a posse do escritor José James Gomes Pereira como terceiro ocupante da Cadeira nº 09 da Academia Parnaibana de Letras, que tem como patrono R. Petit. O evento fez parte da comemoração dos 38 anos da APAL.

Juiz José James Gomes Pereira tomou posse na Academia Parnaibana de Letras

Sobre Maria Dilma Ponte de Brito
Nascida em Parnaíba (PI) em 08 de setembro de 1953, Maria Dilma é cronista, poetisa, dramaturga, jornalista e professora. Pós-graduada em Administração de Empresas, bacharela em Direito e mestra em Educação.

Foi servidora do Serviço Social do Estado e do Banco do Brasil, trabalhando nas cidades de Luzilândia, Piripiri e Parnaíba onde também exerceu a profissão de professora.
Ministrou aulas da alfabetização de adultos até o ensino universitário na UFPar, UFPI e UESPI. Também foi presidente da Cooperativa Artesanal Mista de Parnaíba.

Desde muito cedo cultivou o gosto pela leitura e escrita, o que lhe levou a publicar cinco obras: Histórias de Marilu, Assim é a vida, Vou te contar, Lero-lero e O Quinto.
É membro da APAL, da Academia de Ciências do Piauí, do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Parnaíba e da Academia Piauiense de Trovas.

Biblioteca Maria Dilma Ponte de Brito

Fonte: Ascom/PMT

Comentários

admin
adminhttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI