O professor e integrante da Academia Piauiense de Letras, Jônathas de Barros Nunes, foi empossado na tarde desta terça-feira, 20 de julho, na cadeira nº 24 da Academia Luso-Brasileira de Letras, que tem sede na cidade do Rio de Janeiro. A cadeira 24 tem por patrono o escritor de origem portuguesa Ramalho Ortigão.
Confirmando a informação constante do convite distribuído ainda no final do mês passado pelo presidente daquela entidade, Adolpho Pollilo, a solenidade de posse do novo imortal ocorreu de forma virtual, com transmissão através da plataforma Google Meet, a partir das 17 horas de hoje, devido às imposições da pandemia da Covid-19.
Recepcionado pelo acadêmico Gastão Rúbio de Sá Weyne, Jonathas Nunes, conforme informações da Academia Piauiense de Letras, é o primeiro piauiense a ocupar uma cadeira naquela entidade literária que reúne intelectuais dos países de Língua Portuguesa, fundada na década de 1960.
Piauiense nascido no município de Jerumenha, a 5 de junho de 1934, estando portanto aos 87 anos de idade, Jonathas de Barros Nunes é militar da reserva do Exército Brasileiro, bacharel em Direito, professor universitário com PDH em física pela Universidade de Londres, e ocupa a cadeira de nº 2 da Academia Piauiense de Letras.
Da Redação