32.8 C
Teresina
sábado, abril 5, 2025
Dengue
InícioEconomiaPesquisa da Fecomercio mostra maior otimismo de consumo na classe A

Pesquisa da Fecomercio mostra maior otimismo de consumo na classe A

A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias- ICF, de Teresina, realizada mensalmente numa parceria entre a Confederação Nacional do Comercio de Bens, Serviços e Turismo com a FECOMERCIO-PI através do Instituto FECOMERCIO de Pesquisa e Desenvolvimento do Piauí – IFPD-PI.

Ela é revelada em pontos numa escala que vai de 0 a 200, sendo 100 o valor intermediário entre o pessimismo e o otimismo. Acima deste valor é otimismo e abaixo caracteriza pessimismo.

O ICF de junho de 2021 foi de 85,5 pontos, sendo menor do que o mês de maio deste ano e na comparação com o mesmo mês do ano passado caiu 4,365%.

O Nível de Consumo é o epicentro da Pesquisa, sendo sempre puxado pelos setores Emprego, Renda, Acesso ao Crédito e Momento para Duráveis.

No mês de junho de 2021, a pesquisa apontou que 49,4% das famílias teresinenses disseram que estão comprando menos do que o ano passado e por isso o índice de Confiança alcançou 73,0 pontos, portanto na faixa de pessimismo. Entretanto, o grupo dos que faturam mais de 10 salários mínimos atingiram 128,4 pontos e 47,8% deste mesmo grupo avaliaram que gastaram mais do que o ano passado.

O Acesso ao Crédito no geral, ficou mais difícil para 45,4% e a Confiança ficou em 72,1pontos, porém o grupo dos mais abastados dos teresinenses que participaram das entrevistas da Pesquisa, para eles o crédito ficou mais fácil em 49,3% e a Confiança ficou em 131,3 pontos.

Com a confiança de 109,0 pontos, o setor que foi melhor avaliado pelas famílias da Capital foi a Renda Atual, na qual 33,4% do grupo que ganha até 10 salários mínimos, informou que a Renda melhorou. Este setor mostra-se mais intenso entre os consumidores classe A que atingiu 134,3 pontos.

Outro setor que influenciou o Consumo foi o Emprego. A Pesquisa visa saber se os Empregados estão seguros nos seus empregos atuais, uma vez que são eles potencialmente os maiores consumidores. Neste mês, 24,9% da força de trabalho sustentam que estão mais seguros nos seus trabalhos e, apenas 14,7% fazem parte dos que estão inseguros. A classe que ganha mais no mês. 50,7% declararam que estão mais seguros, ou seja, não têm medo de perder o emprego.

As razões apontadas pela redução de otimismo na maioria dos componentes foram a Pandemia do Novo Coronavírus e os juros bancários que sofreram aumentos significativos.

Na Pesquisa estão incluídos 2 indicadores antecedentes: perspectivas Profissional e Perspectivas de Consumo. A perspectiva profissional é um levantamento para descobrir se os empregados terão melhora profissional nos seus empregos, nos próximos 6 meses. O indicador otimista ficou em 101,6 pontos e 47,3% acreditaram na possibilidade de haver alguma promoção e ganhando mais poderá consumir mais. Já a perspectiva de Consumo o otimismo foi de 119,4 pontos.

Nonato Paz é assessor Econômico da FECOMÉRCIO-PI e do Instituto FECOMERCIO de Pesquisa e Desenvolvimento – IFPD-PI

Comentários

admin
adminhttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI