29.8 C
Teresina
terça-feira, outubro 1, 2024
Dengue
InícioDestaquesPesquisa da Fecomercio mostra crescimento no transporte aéreo

Pesquisa da Fecomercio mostra crescimento no transporte aéreo

Pesquisa da Fecomercio aponta que o volume de vendas no comércio varejista do Piauí cresceu 42,2% na comparação ao mesmo mês do ano passado. Este indicador é chamado pelo IBGE de Índice Restrito porque não estão incluídas as informações de Vendas de Automóveis e Material de Construção, porque fazem parte de outro indicador com o nome de Índice do Volume de Vendas do Comércio Varejista Ampliado. Neste mês de Abril este índice Ampliado apontou crescimento de 66,8% na mesma base de comparação ( abril2021/abril2020 ). Desta forma, o registro é importante para mostrar que o varejo em geral teve desempenho muito bom além das vendas de Automóveis e Material de Construção.
Volume de vendas no comercio, comparação com o mesmo mês do ano anterior.

O crescimento do faturamento Restrito foi de 53,7% enquanto as Receitas do Índice Ampliado passou de 35,3% em março para 80,1% em abril, índice nunca visto na série histórica do IBGE .

Volume e faturamento de serviços
Ainda com base nos dados do IBGE, o volume de serviços no Estado do Piauí saiu de uma queda de 3,9% em março para um crescimento de 17,6% em abril de 2021. O faturamento (receita de serviços) teve crescimento de 13,3% com relação ao mesmo mês do ano anterior. Conforme mostra o gráfico abaixo dos 12 meses pesquisados apenas abril apresentou resultado positivo.

O Setor de Serviços tem amargado uma grande queda no volume e no faturamento neste período 2020/2021 por conta da pandemia do Corona vírus que tem atacado o Piauí, o Brasil e o mundo. Entretanto, o impacto de abril saiu neste mês da curva normal, constituindo o maior crescimento dos últimos 5 anos.

Os serviços que tiveram desempenhos mais relevantes no mês de Abril foram: transporte Aéreo com crescimento de 136,9% em volume e 96,0% em faturamento; Serviços de Alojamento e Alimentação com crescimento de 77,1% no volume e 72,8% nas receitas; e Serviços Prestados às Famílias com 65,8% em volume e 62,1% em faturamento. Na realidade foram as variáveis do segmento de Turismo como transporte aéreo e Alojamento e alimentação que puxaram o setor de Serviços para o maior patamar de todos os tempos. Tudo isso por causa do Incentivo que o governo Federal está oferecendo ao setor de Turismo.

Fonte: IBGE.: Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) e Pesquisa Mensal de Serviços (PMS).

Nonato Paz é Assessor Econômico da FECOMÉRCIO-PI e do Instituto FECOMÉRCIO de Pesquisa e Desenvolvimento- IFPD-PI.

Comentários

admin
adminhttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI