Em mais um reforço no combate à Covid-19 na capital, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) destacou duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para o atendimento exclusivo de casos suspeitos de Covid-19. As UBS Mafrense (zona Norte) e Redonda (zona Sudeste) iniciaram o atendimento específico hoje (17) e estarão abertas todos os dias das 7h às 19h.
Como explica a gerente de ações estratégicas da FMS, Ayla Calixto, a abertura destas novas unidades se deve ao aumento da procura em função do momento atual da pandemia. “Nós estávamos com 14 UBS voltadas para o atendimento de síndromes gripais, e estamos agora com a proposta de abrir mais quatro para integrar este grupo em específico”, explica. Ela adianta que, além da abertura das UBS Mafrense e Redonda, o serviço será estendido também para as UBS Santa Isabel e Anita Ferraz, na zona Leste. “No momento estamos organizando as equipes que irão atender nestes locais, para logo iniciar o atendimento”, esclarece a gerente.
Nas 16 UBS voltadas para síndromes gripais, o paciente com sintomas semelhantes aos da infecção pelo novo coronavírus passam pela consulta médica, fazem o teste da doença e posteriormente recebem o tratamento necessário de acordo com seu diagnóstico.
Confira a lista atual das UBS com atendimento exclusivo para síndromes gripais abaixo:
Atendimento todos os dias, de 7h às 19h
Zona Sudeste:
UBS Carlos Alberto Cordeiro (Dirceu II)
UBS Todos os Santos
UBS Novo Horizonte
UBS Redonda
Zona Norte:
UBS Santa Maria da Codipi
UBS Real Copagre
UBS Karla Ivana
UBS Mafrense
Zona Leste:
UBS Gurupi
UBS Taquari
Zona Sul:
UBS Parque Piauí
UBS Hugo Prado
UBS Monte Castelo
UBS Irmã Dulce
UBS São Pedro
UBS Betinho