O secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto, confirmou na noite deste sábado (6) que está aguardando o posicionamento final da Prefeitura com relação à cessão do Hospital Nossa Senhora de Fátima para a Sesapi.
“Já tivemos alguns contatos com a secretária de Saúde, Leidiane, e ela coloca que o termo que apresentamos ao município está sob análise da assessoria jurídica, e tão logo ela se manifeste nossa expectativa é assinar este termo para colocar mais leitos de UTI à disposição”.
Florentino lembrou que no final do mês passado provocou um diálogo com a secretaria municipal de saúde, durante reunião com vários técnicos do Estado e do município, inclusive com os dois secretários das pastas também presentes, onde foi tratada da possibilidade de cessão do Hospital N. Srª de Fátima para a Sesapi (Secretaria de Saúde do Piauí). A proposta era que fossem utilizados os espaços, os equipamentos que lá estão, e ampliados os leitos para tratamento do Covid-19 em Parnaíba.
“Fizemos um delineamento de como poderia ser a parceria e a Sesapi apresentou para a secretaria de saúde de Parnaíba uma proposta do termo de parceria a ser celebrado entre as duas Instituições. Esse termo foi apresentado para a secretária municipal dia 26 de fevereiro, e nós estamos aguardando a resposta com relação a possibilidade de assinatura deste termo de parceria. Tivemos alguns contatos com a secretária e ela coloca que esse termo está sob análise da assessoria jurídica do município”, destacou o secretário.
PROMÉDICA
Com relação à antiga Pró Médica, que hoje é um Anexo do HEDA, para tratamento de Covid-19, ele disse que “no começo de janeiro tínhamos 25 leitos clínicos na Promédica, hoje estamos com 55 leitos, ou seja, mais do que dobramos os leitos clínicos na Promédica, além disso, mantemos dois leitos de estabilização, que são leitos de semi UTIs. Hoje são 57 leitos na Promédica.
Dizendo-se extremamente preocupado com a situação atual do aumento nos casos da doença, ele disse que a Sesapi está fazendo tudo o que é possível, mas é necessário que a população se conscientize de sua parte.
“Hoje(6) estamos aqui neste momento, às 19horas e 53 minutos, estamos no Dirceu Arcoverde, em reunião. Acabei de chegar de Teresina, onde tive uma série de reuniões durante o dia. Amanhã estou em Piripiri, onde a situação é muito grave; no final da manhã, já estarei na Fundação Municipal de Saúde em Teresina. Estamos trabalhando de manhã de tarde e de noite, todos os dias da semana. As equipes multidisciplinar se revezando. E a gente vendo o número de casos de Covid aumentando; o numero de pessoas internadas nos nossos leitos clínicos está aumentando… hoje nós temos em operação no governo do Estado mais leitos UTIs do que tivemos no pico da epidemia e a taxa de ocupação é maior,. Então o que a gente pede é que a população possa nos ajudar com as medidas preventivas”, pontuou o secretário.
Reformulações no Hospital Dirceu
O secretário disse ainda poder tranquilizar a população sobre UTIs “porque aqui no Hospital Dirceu fizemos uma série reformulações e alterações na utilização dos espaços. Aqui estamos hoje com 28 leitos de UTI, exclusivos para a Covid 19, e temos a pretensão de chegar a 35 leitos de UTI exclusivos, além dos 10 leitos que já temos para outras patologias. Deveremos chegar a 45 leitos de UTI, sendo os 10 para outras necessidades e 35 leitos para o tratamento da Covid 19. Além destes, temos ainda mais 10 leitos de UTI infantil. Com isso temos, um total de 55 leitos de UTIs no Dirceu”, pontuou Florentino Neto.
Com informações blogdobsilva.com.br