O médico, professor e escritor Luiz Ayrton Santos Júnior foi eleito para a Cadeira 16 da Academia Piauiense de Letras, que teve como último ocupante o psiquiatra Eustachio Portella.
A eleição foi realizada no sábado passado (13), em segundo turno. Dos 38 acadêmicos, 34 votaram. Um voto foi anulado.
Os dois candidatos que disputaram o pleito foram o professor de literatura Carlos Evandro Eulálio, que obteve 12 votos, e o mastologista Luiz Ayrton, que conseguiu 21 votos.
A posse do novo acadêmico será marcada em comum acordo com a diretoria.
O novo acadêmico
Luiz Ayrton Santos é médico pela Universidade de Pernambuco (1984), mestre em Medicina pela Universidade de São Paulo (1997) e doutor em Cirurgia pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Mastologista pela Sociedade Brasileira de Mastologia.
Professor fundador da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Piauí, onde ministra Bioética e História da Medicina, e professor Adjunto 4 de Bioética da Universidade Federal do Piauí.
É também empreendedor social desde 1991. Organizou em 1998 a Fundação Maria Carvalho Santos, que cuida da problemática do câncer de mama. Presidiu a Academia de Medicina do Piauí. Tem cinco livros publicados em Medicina, dois de poesia e um de literatura infanto-juvenil.
Fonte Ascom/APL