O Governador Wellington Dias participou, neste domingo (24), das atividades alusivas às comemorações do 198º aniversário da adesão do Piauí à Independência. Neste ano, devido às recomendações sanitárias, o chefe do executivo estadual participou das cerimônias que ocorriam em Oeiras de forma on-line com a transmissão de missa e culto. O hasteamento da bandeira aconteceu de forma simbólica no Palácio de Karnak.
Wellington Dias lembrou a importância de celebrar este acontecimento histórico. “Hoje é a data em que foi formada a primeira junta governativa em Oeiras. Naquele momento se concretizou na prática a primeira governança depois da independência. O Brasil teve o 7 de Setembro, é preciso que o país compreenda que diversas regiões do Brasil ainda ficaram sob o jugo português. No Piauí, em 19 de outubro, tivemos a primeira manifestação da independência, feita por Simplício Dias e outros líderes na Praça da Graça, e outros movimentos em Piracuruca e Campo Maior onde houve a famosa Batalha do Jenipapo”, explanou.
O chefe do executivo estadual lamentou não poder ir presencialmente este ano a Oeiras, primeira capital do estado, mas explicou que tudo sede a questões de saúde pública. “Em razão da pandemia, a situação da regional de saúde de Oeiras está bastante grave. Por isso, nós tomamos a decisão de realizar simbolicamente este evento aqui mesmo em Teresina, participando de forma on-line das celebrações e fazendo homenagem às pessoas que são os heróis do presente e orando também pelos heróis do passado. Ao mesmo tempo, pedimos a Deus que possa seguir abençoando o Piauí a fim de que possamos ser dignos desse sentimento de liberdade e democracia”, declarou.
Medalhas
A entrega da medalha do Mérito Renascença, que é uma tradição dentro da programação de aniversário da adesão do Piauí à Independência do Brasil, foi realizada no Palácio de Karnak. Estiveram presentes à celebração, o governador Wellington Dias; a primeira-dama e deputada federal Rejane Dias; o secretário de Estado da Fazenda, Rafael Fonteles; o secretário de Estado do Governo, Osmar Jr; a secretária de Estado da Administração, Ariane Benigno; o comandante geral da Polícia Militar, Lindomar Castilho e o coordenador de Comunicação do Estado, Allisson Bacelar.
medalha é concedida a personalidades e entidades nacionais e estrangeiras que tenham se tornado dignas da gratidão, admiração e reconhecimento por parte do povo e do Governo do Estado. Na oportunidade, 23 pessoas de diversos segmentos da sociedade foram homenageadas, sendo duas no grau Cavaleiro, quatorze no grau Oficial e sete no grau Comendador.
A diretora do Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí, Walterlene de Carvalho Gonçalves, recebeu a medalha do grau comendador. “Nós do Lacen nos sentimos honrados por esse reconhecimento diante do trabalho prestado à sociedade. Na verdade, eu estou recebendo essa medalha que, na verdade, pertence aos servidores do Lacen que se dedicaram de domingo a domingo, trabalhando todos os dias e com toda dedicação e carinho para que pudessem salvar vidas. Então, tenho muito orgulho de representá-los”, afirmou.
O coordenador do Plano de Ação Interinstitucional de Enfrentamento à Covid -19 da UFPI, Emídio Marques, também destacou a importância dos trabalhadores em Saúde a quem dedicou sua medalha. “É uma sensação de um dever que está sendo cumprido, pois sabemos que a pandemia não acabou, e também de um trabalho coletivo porque, na verdade, eu represento um grupo grande de professores da UFPI. A universidade pública está cumprindo seu dever em um momento tão crítico para a história da humanidade”, finalizou.
Lista de homenageados
Grau Cavaleiro
Alany Moura Santos
Marcilene Maria dos Anjos
Grau Oficial
Ademir Sousa dos Santos
Alekssandra Rocha Angeline Tapety
Davyd Teles Basílio
Fábio da Costa Martins
Felipe Pereira Dias
Irã de Sousa Pimentel
Isabel Leal de Carvalho Barros
José Maria de Araújo Costa
Josélio Sálvio Oliveira
Manoel Cesário Ferreira Barbosa
Maria Medianeira Alves de Sousa Silva
Pedro de Alencar Martins Freitas
Sandy Swamy Silva Nascimento
Thomaz José de Oliveira
Grau Comendador
Ana Mara Ferreira Lima
Edson Josué Vieira de Sá
Emídio Marques de Matos Neto
José Augusto de Sá Lopes
Saulo de Araújo Carvalho
Tatiane Barbosa de Carvalho
Walterlene de Carvalho Gonçalves
Fonte: CCOM