O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, afirmou nesta sexta-feira (15) que o Ministério da Saúde alterou a logística e Teresina irá receber apenas nove pacientes de Manaus para o tratamento da Covid-19 em Teresina. A redução de 30 para nove seria por causa da distância entre as duas cidades, o que demandaria mais oxigênio no transporte dos pacientes para o Piauí.
“Das 30 vagas ofertadas pelo Hospital Universitário (HU), o perfil de pacientes que precisarão vir são apenas nove neste primeiro momento porque outros estados e cidades mais próximas ofereceram também opção de internar esses pacientes”, explica.
A FMS informa ainda que as equipes estão a postos com uma van e 11 ambulâncias – duas de suporte avançado, seis de suporte intermediário e três de suporte básico – para realizar o transporte até o Hospital Universitário (HU), onde serão internados.
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que a previsão de chegada do avião da FAB com os pacientes vindos de Manaus para Teresina é às 11h30min.
Confira o vídeo