Esta sexta-feira é um dia especial para os amantes da bola. Nascido há exatamente 60 anos, em Lanús, zona sul da Grande Buenos Aires, Diego Armando Maradona foi homenageado por vários personagens e clubes que fazem parte da história daquele que para muitos argentinos é simplesmente Dios (Deus na língua espanhola). A Fifa completou a semana de celebração iniciada com o aniversário de 80 anos de Pelé e postou um vídeo com imagens de El Pibe de Oro no auge, durante a Copa do Mundo de 1986.
Assessor de comunicação e amigo pessoal de Maradona, o espanhol Richy Castellanos produziu um vídeo em que 156 celebridades felicitam o ídolo pela data. Começa pelos brasileiros Ronaldinho Gaúcho, fã número 1, segundo ele mesmo afirma, e Ronaldo Fenômeno, que diz ter se inspirado no argentino. Ao som de cumbia, estilo musical popular na Argentina, Cristiano Ronaldo diz que ele é o número um, depois dele. Outros ex-companheiros e adversários, entre eles Zico, Rivellino, Rivaldo, Careca, Roberto Carlos, Cafu, Bebeto, Alemão e Luis Pereira aparecem em mais de meia hora de imagens.
Lenda do Boca Juniors e fã incondicional de Maradona, o ex-jogador Juan Román Riquelme usou o mesmo estilo que torcedores do Flamengo quando Zico faz aniversário. Desejou Feliz Natal, em referência ao maior ídolo do clube, no caso, do Boca Juniors.
Não estou chorando, esse abraço entrou no meu olho. Feliz Natal
Boca Juniors, Napoli e Barcelona também registraram suas homenagens logo cedo – o Argentinos Juniors, onde começou a carreira na década de 1970, nada tinha postado até o meio da manhã. O clube de Buenos Aires fez um belo vídeo com imagens do craque bem jovem, no início dos anos 1980 e também na sua segunda passagem, entre 1995 e 1997, quando encerrou sua carreira como jogador.
Fonte: globo.com
Foto: AFA