32.8 C
Teresina
quarta-feira, setembro 25, 2024
Dengue
InícioDestaquesSetor de serviços é a atividade mais atingida pela pandemia, aponta Fecomercio

Setor de serviços é a atividade mais atingida pela pandemia, aponta Fecomercio

Dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE apontou variação de -17,5% no Volume de Serviços no mês de agosto de 2020 na comparação com o mesmo mês do ano passado, no Estado do Piauí. A redução ocorreu após recuo de 25,8 % no mês de julho na mesma base de comparação.

Segundo o Presidente da FECOMERCIO-PI Valdeci Cavalcante, o setor serviços foi o mais afetado pelo isolamento das famílias, principalmente os serviços de transporte aéreo, serviços prestados as famílias, serviços de alojamentos e Alimentação e serviços audiovisuais. Atividades como alimentação fora de casa, hotéis e salões de beleza não voltaram a funcionar normalmente.

No acumulado de janeiro até agosto de 2020 o Volume de Serviços no Piauí mostrou retração de 17,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Neste mesmo sentido, nos últimos 12 meses também houve queda de 13,3%.
Volume de Vendas no setor de Serviços, no Piauí


Fonte: IBGE
Elaboração: Fecomercio-PI/IFPD

O IBGE mede também a Receita Nominal proveniente das vendas de Serviços e neste mês de agosto este índice ficou em -17,4% comparado ao mesmo mês do ano de 2019. A incerteza da data de fabricação da vacina contra o coronavírus causou a maior queda no faturamento do setor.

A Pesquisa abrange os Serviços Prestados às Famílias; Serviços de Informação e Comunicação; Serviços Profissionais, Administrativos e Complementares; Transportes, Serviços Auxiliares aos Transportes e Correio; Outros Setores.

Outro setor de serviços que voltou a piorar foi o de Transporte Rodoviário de Cargas que é responsável pela entrada dos produtos fabricados fora do Piauí, uma vez que na pandemia o Comerciante tinha muita dúvida na hora de pedir a mercadoria.

Com a moeda menos valorizada o setor de serviços vem perdendo força no segmento que depende de produtos importados. É o caso dos transportes de Aviões e Navios.
A maior queda no volume de Serviços Profissionais, Administrativos e Complementares verificou-se nos serviços técnicos-profissionais de arquitetura e engenharia.

É importante registrar que o setor Serviços ocupa a primeira classificação na composição do PIB, bem como o segmento que mais emprega no Estado. Até agosto o Piauí mantém um estoque de 134.096 vagas de emprego neste segmento, sendo que só em agosto foram admitidos 2027, embora tenha sido mandado para casa um total de 1.977.

Fonte: Ascom
Foto: Arquivo

 

Comentários

admin
adminhttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI