O líder da oposição russa e crítico do Kremlin, Alexei Navalny, foi hospitalizado na manhã desta quinta-feira (20). Segundo sua porta-voz, Kira Yarmish, ele foi vítima de envenenamento.
“Esta manhã Navalny estava voltando de Tomsk para Moscou. Durante o vôo, ele se sentiu mal. O avião pousou com urgência em Omsk. Alexey está com envenenamento por tóxico”, disse ela no Twitter. “Presumimos que Alexei foi envenenado com algo misturado ao chá. Foi a única coisa que ele bebeu pela manhã. Os médicos dizem que a toxina foi absorvida mais rapidamente através do líquido quente”, continuou a porta-voz.
Ele permanece inconsciente e utilizando um respirador. Segundo a agência russa RIA Novosti, funcionários do hospital afirmam que a condição dele é “séria, mas estável”.
Não é a primeira vez que o principal rival do presidente Vladimir Putin afirma ser alvo de envenenamento. Ele afirmou que poderia ter sido envenenado em julho do ano passado, enquanto estava sob custódia da polícia e sofreu uma misteriosa reação alérgica.
Navalny passou 30 dias na prisão por ter convocado os russos a participar do grande movimento de protesto relacionado às eleições.
Fonte: globo.com
Foto: Getty Images