Em pronunciamento durante a sessão desta quarta-feira (19), na Assembleia Legislativa do Piauí, a deputada estadual Teresa Britto (PV) defendeu o fim do lockdown parcial nos fins de semana no Estado, mantendo o cumprimento de todos os protocolos de segurança sanitária estabelecidos pelos órgãos de saúde.
Para a parlamentar, o fechamento do comércio e de outros setores aos fins de semana tem prejudicado a economia, que ficou mais de quatro meses parada em diversos segmentos. Um outro argumento utilizado pela deputada é o de que o lockdown nos fins de semana vem resultando em aglomerações maiores em estabelecimentos como supermercados nos dias que antecedem a medida.
“Muitos setores, especialmente os pequenos negócios, ficaram parados por meses e precisam que a economia volte a ser aquecida, do contrário não terão condições de manter suas portas abertas. O lockdown aos fins de semana foi uma medida necessária durante o pico da pandemia, mas agora, com a taxa de transmissão e o número de óbitos caindo, entendo que não ser mais necessário. Claro que isso precisa ser feito com toda a segurança e respeitando todos os protocolos”, argumenta Teresa Britto.
A deputada também falou dos casos de Estados vizinhos como o Ceará e Maranhão, que já acabaram os lockdowns e nota o retorno gradual da economia.
“São estados que registram maiores números de casos da covid-19 que o Piauí e que já vêm dando passos maiores para a retomada da economia, como o fim do lockdown. Sou a favor do fim do lockdown no Piauí, mas com toda a responsabilidade e preocupação com a higiene e distanciamento social que o momento exige”, conclui.
Fonte: Ascom