O vice-prefeito de Aroazes, Francisco Erismar Jorge da Costa (PP), foi empossado para comandar a prefeitura de Aroazes, ao Sul de Teresina, por apenas dois dias. No entanto, o desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí, José Francisco do Nascimento, anulou a posse. O vice chegou a assumir a prefeitura na última segunda-feira (10).
Erismar foi empossado por meio de decisão do juiz Jorge Cley Martins, da Vara Única da Comarca de Aroazes, que determinou que a Câmara Municipal desse posse ao vice-prefeito sob pena de multa diária R$ 5 mil, caso descumprisse a determinação.
A posse do vice se deu por conta do prefeito Antônio Tomé Soares de Carvalho Neto (PTB) testou positivo para Covid-19 ainda em julho. Ele contraiu o vírus em contato com a esposa, que se curou da doença dia 16 do mês passado. Entretanto, no dia 24, o quadro clínico do gestor se agravou, sendo entubado inconsciente em Unidade de Terapia Intensiva do Hospital São Marcos, em Teresina. Antes do dia 24, Antônio Tomé já havia passado 15 dias em isolamento social na vizinha cidade de Castelo do Piauí, estando ausente de Aroazes há mais de 30 dias.
Mesmo com esse fato, para o desembargador José Francisco não compete à Justiça intervir no poder legislativo da cidade, ficando os vereadores de Aroazes com a decisão de dar posse ou não ao vice. O desembargador também só reconhece 15 dias de afastamento do prefeito.
Aroazes segue sem prefeito. A defesa de Erismar entrou com recurso junto ao Tribunal de Justiça para que ele seja empossado novamente.
Da Redação
Foto: Reprodução
Com informações do piauihoje.com