A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) alertou a população do estado que após os índices de ocupação de leitos em todo o estado sofrerem uma diminuição no início desta semana, o número voltou a crescer, causando preocupação. Foi também nesta semana que o Governo do Estado e a Prefeitura de Teresina deram início a segunda etapa do plano de retomada gradual das atividades econômicas, tanto a nível estadual como municipal, possibilitando que novas atividades econômicas voltassem a funcionar.
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, após uma trajetória de redução na ocupação dos leitos de UTI, foi registrada uma pequena elevação desse índice na capital, que registrou sua ocupação nos leitos superior a 70%.
O secretário que atualmente os índices da doença no estado estão controlados, mas ressalta que as estratégias em disponibilizar uma maior quantidade de leitos para a população irá permanecer. Na cidade de Bom Jesus, o Governo do Estado já prepara a entrega de mais novos 10 leitos para a população. A cidade de Piripiri é outra que vai receber um reforço na quantidade de leitos.
Outro fator citado pelo gestor que tem possibilitado um maior controle do nível de propagação da doença no estado é o Busca Ativa, programa que busca identificar casos da Covid-19 ainda não registrados, permitindo um acompanhamento e tratamento imediato de cada caso.
“As barreiras sanitárias também tem ajudado. Nós agrademos aos municípios quanto a essa movimentação, mas não podemos deixar de considerar que 62,9% dos leitos do Piauí, que foram implementados exclusivamente para a Covid, estão ocupados”, ressaltou Florentino.
Fonte:CCOM