O piloto espanhol Fernando Alonso, de 38 anos, assinou contrato com a Renault, equipe pela qual foi bicampeão mundial, em 2005 e 2006. Alonso estava fora da categoria desde o fim de 2018, quando decidiu deixar a McLaren. No ano seguinte, o piloto ainda fez dois testes pela equipe, mas sem correr. A Renault confirmou a contratação do espanhol nesta quarta-feira.
“A Renault é minha família, minhas melhores lembranças na Fórmula 1 com meus dois títulos mundiais, mas agora estou olhando para o futuro. É uma grande fonte de orgulho e, com uma imensa emoção, estou retornando à equipe que me deu a chance no início da minha carreira e que agora me dá a oportunidade de retornar ao mais alto nível. Tenho princípios e ambições alinhados ao projeto da equipe. Seu progresso neste inverno dá credibilidade aos objetivos da temporada de 2022 e vou compartilhar toda a minha experiência de corrida com todos, desde engenheiros até mecânicos e meus companheiros de equipe. A equipe quer e tem os meios para voltar ao pódio, assim como eu”, disse Alonso.
O bicampeão ocupará a vaga que será deixada pelo australiano Daniel Ricciardo, que deixará o time no fim da temporada 2020. Alonso será companheiro de equipe do francês Esteban Ocon, que estreia pelo time francês no campeonato deste ano. Alonso assinou por dois anos, com opção para mais um, até 2023.
Desde que deixou a Fórmula 1, Alonso deu a entender que poderia retornar à categoria caso tivesse um pacote competitivo. No entanto, as portas de Mercedes, Ferrari e RBR, as três principais equipes das últimas temporadas, jamais estiveram abertas.
Fonte: globo.com
Foto: Clive Rose/Getty Images