27.8 C
Teresina
sábado, setembro 28, 2024
Dengue
InícioDestaquesCovid-19: Fernando Said afirma que comércio de Teresina será reaberto com segurança

Covid-19: Fernando Said afirma que comércio de Teresina será reaberto com segurança

O secretário de Governo da Prefeitura de Teresina, Fernando Said, afirmou nesta segunda-feira (8) que as atividades econômicas só serão retomadas quando houver segurança e controle no número de casos do coronavírus na capital.

De acordo com Fernando Said, o retorno em Teresina seguirá o número de óbitos, a curva de infecção e a disponibilidade de leitos. Ele afirma que a capital chegou ao limite de leitos.

“O seguro é retornar quando tivermos 30% de leitos de UTI disponíveis. Hoje não temos nem 1%. Nossa expectativa é dobrar essa capacidade de leitos. Como vamos reabrir, para amanhã ter várias pessoas doentes e não ter leitos?”, destacou.

Fernando Said acrescenta que as atividades econômicas só serão reabertas quando os dados do coronavírus sobre o número de mortes e casos confirmados estiveram numa curva de segurança.

“É um dia de cada vez. Vai depender dos dados. Pode ser daqui a duas semanas. Pode ser só em agosto. Vamos analisar um dia de cada vez”, explicou.

No último sábado (6), o prefeito Firmino Filho divulgou vídeo afirmando que Teresina se prepara para reabertura das atividades econômicas para uma nova normalidade diante da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com o prefeito, é preciso cumprir algumas metas e critérios para que a atividade econômica seja reaberta na capital piauiense.

Critérios da PMT para reabrir o comércio de Teresina
No último sábado (6), o prefeito Firmino Filho afirmou que Teresina se prepara para reabertura das atividades econômicas para uma nova normalidade diante da pandemia do novo coronavírus seguindo sete critérios:
1- Monitorar a taxa de transmissão da doença
Segundo o prefeito, a redução dessa taxa só é possível com distanciamento e isolamento social
2 -Reduzir número de internações
Firmino explicou que se a queda se mantiver por duas semanas seguidas , o sistema de saúde passa atender sem risco de entrar em colapso
3- Diminuir o número de mortes
A redução diária de casos de morte é sinal positivo de recuperação de pacientes internados
4- Avaliar capacidades dos leitos de observação e de enfermaria
É necessário que pelo menos 30% desses leitos estejam disponíveis
5 – Avaliar capacidade dos leitos de UTIs
É preciso que haja disponibilidade de pelo menos 30% de leitos de UTI antes da reabertura
6 – Fortalecer a capacidade de diagnóstico
Firmino ressalta que testar as população é a melhor forma de conter a disseminação do coronavírus. O prefeito acredita que é preciso realizar , no mínimo, mil testes por dia para poder realizar a reabertura econômica de forma segura
7- Ampliar capacidade de rastreamento de contatos

Da Redação

Comentários

admin
adminhttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI